PUBLICIDADE

Topo

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

Autocobrança: tem signo que é muito exigente consigo mesmo. Descubra qual

Sentimento de frustração e autocobrança são mais comuns para alguns signos - Getty Images
Sentimento de frustração e autocobrança são mais comuns para alguns signos Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Universa

28/01/2022 04h00

Cobrar dos outros, muita gente faz. Agora, exigir demais de si mesmo, não é todo mundo que entra neste grupo e admite tal característica - salvo exceções como Bruna Marquezine, que já fez isso.

Mas, seguindo a astrologia, é fácil identificar alguns representantes do zodíaco que vestem a carapuça, uma vez que são planejadores e organizados por natureza. Outros, porém, não têm problemas com autocobrança, pois levam a vida de maneira mais "leve".

"Durante a nossa jornada, temos que desvendar os enigmas e os desafios do nosso dia a dia. No mapa astral, onde temos planetas, podemos dizer que temos assuntos a resolver, como uma promessa de vida. Quando o assunto é cobrar de si mesmo, arquétipos, casas e planetas são nossos aprendizados", argumenta a astróloga Soraia Brito, do Astroregis.

Apesar de a leitura do mapa ser a forma mais efetiva de identificar peculiaridades individuais, é possível fazer uma análise mais superficial, considerando apenas o signo solar, que é atrelado à data de aniversário.

É o que mostra, a seguir, a especialista Soraia Brito.

Áries

O ariano veio ao mundo para executar e ganhar. Mas quem é que não perde na vida de vez em quando? Com sua persistência e autoconfiança, Áries traça objetivos e se cobra muito para atingi-los. É competitivo e fica extremamente zangado quando não sai na frente, já que não admite ter de lidar com frustrações.

Touro

Possessão é uma palavra que combina bastante com Touro, que "precisa" ter estabilidade emocional e estrutural. Quando não consegue alcançar o desenvolvimento que espera, fica bem ranzinza, perde o rumo e o eixo, se cobra bastante e torna-se inflexível. Na real, precisa de espaço e afetividade para alcançar a tranquilidade e esperada segurança na vida.

Gêmeos

É o signo que busca a comunicação objetiva, mesmo que pareça meio tagarela às vezes. Gêmeos precisa ampliar sua habilidade cultural para se comunicar e pensar melhor. Caso não consiga transmitir o que quer, fica totalmente perdido: oscila no humor e é justamente aí que surge a autocobrança. O objetivo dele é entender o porquê de tudo para repassar aos demais e ser fonte de inspiração. Quando não atinge sua meta, passa a se criticar demais.

Câncer

As palavras-chave de Câncer são "proteger" e "cuidar". O nativo é o arquétipo do amor maternal e vem para desenvolver esse sentimento incondicional. Ele se coloca em escolhas para equilibrar a vida emocional, mas quando não há troca, lida com questionamentos autocríticos do tipo: "O que foi que eu não fiz?". Muitas vezes, ele pode ficar frustrado, já que nem todos têm sua compreensão do que é um amor verdadeiro.

Leão

Respeito e reconhecimento são os objetivos de vida de Leão. Por isso, precisa liderar e criar caminhos. Quando suas atitudes não são reconhecidas, seu âmago entristece pois não atingiu o que considera ser sua meta evolutiva. O leonino se cobra muito para fazer o melhor e ser o mais criativo possível em suas ações. Ele acredita que, com isso, encontrará a paz e a sensação de missão cumprida.

Virgem

Quem é de Virgem ganha qualquer disputa que envolva cobrança, pois fazer o melhor é sua necessidade básica. Conhecido por sua metodologia e independência, o virginiano é autocrítico e controlador em tudo. Está sempre a caminho da perfeição e não costuma se autoquestionar se o perfeito realmente existe.

Libra

O libriano não admite deselegância. É romântico e, como Virgem, procura o que é perfeito. A diferença é que ele concentra essa perfeição na beleza estética, no romance e nas atitudes. Sua meta é agradar para chegar ao amor. Libra se avalia demais nas suas relações e nas parcerias. E como nem sempre o outro está à procura do equilíbrio constante, o nativo tende a se frustrar.

Escorpião

O mundo subterrâneo e o enigma são as chaves da vida do escorpiano. Investigativo, suas metas são a transformação e a inovação. Focado nos objetivos e intuições, não se permite falhar. Cobra-se muito em não errar nos seus insights — e dificilmente peca nesse quesito. Seu lema é "olho por olho, dente por dente", e espera da vida essa intensidade do tudo ou nada.

Sagitário

Ele cria metas futuras e exige muito de si nos projetos que idealiza. Mas como sabe usufruir a vida mais do que qualquer signo, tem apenas breves momentos de autocobrança. Lá no fundo, Sagitário acredita que tudo vai dar certo — e se não der, a fúria sagitariana surge avassaladora, o que passa rapidinho, já que ele é o mais sortudo do zodíaco.

Capricórnio

A aposta de Capricórnio é não errar e chegar ao topo da liderança, na área em que ele se julga bom. Este é o signo do poder do trabalho: não consegue parar e nunca perde o foco. Sempre procurando a realização nas tarefas, acaba exigindo bastante de si mesmo. A cobrança capricorniana é imperdoável.

Aquário

É o signo que pensa em inovação e liberdade em tempo integral, mas o aquariano demanda demais de si mesmo quando o assunto é conhecimento. Ele sente uma necessidade de estar certo. Caso esteja por fora de algo, mesmo que numa simples roda de amigos, vai atrás da informação, pois não admite ficar fora do jogo.

Peixes

Muitas vezes, o pisciano se sente fora deste mundo. Acredita que a vida deveria ser mais igualitária nas oportunidades, na inteligência. Quando se depara com tal disparidade, cobra-se como se o mundo dependesse dele. É o signo da compaixão: questiona-se sobre questão da diversidade do mundo e o que poderia fazer para ajudar. Mas ele também tenta escapar dessa autocobrança em seu próprio universo lúdico.