Topo

Delineado invertido, sobrancelha cheia, blush e mais hits de beleza de 2021

Willow Smith usa delineado invertido - Reprodução Instagram
Willow Smith usa delineado invertido Imagem: Reprodução Instagram

Karina Hollo

colaboração para Universa

30/12/2021 04h00

O blush de filtro de Instagram, o delineado colorido vazado e geométrico, gloss, pele semi matte, sobrancelhas cheias e naturais? Quem resiste a uma retrospectiva, ainda mais se for de beleza?

Vem relembrar os principais hits de make de 2021 e fazer suas apostas sobre o que se mantém no ano que vem!

1 Pele semi matte

Pele semi-matte: acabamento leve e natural - Reprodução Instagram @greceghanem - Reprodução Instagram @greceghanem
Pele semi-matte: acabamento leve e natural
Imagem: Reprodução Instagram @greceghanem

Esse é um hit que de fato caiu no gosto das brasileiras. "A pele semi matte entra nessa realidade da mulher brasileira que trabalha o dia todo, que não consegue fazer uma pele glow super iluminada saindo de casa às 7 da manhã e voltando às 6 da tarde", observa a maquiadora Brigitte Calegari. Faz parte da rotina da mulher real mesmo!

2 Skincare minimalista

Skincare minimalista: menos é mais - Freepik - Freepik
Skincare minimalista: menos é mais
Imagem: Freepik

Outro hit que dá match perfeito com a vida corrida da brasileira. "Quem tem tempo de seguir mil passos de cuidados faciais? Lógico que tem dias que a gente faz um skincare mais caprichado e longo, mas no dia a dia?", observa Bri. Menos realmente é mais: foque em limpeza, hidratação e proteção solar e já terá uma pele mais bonita e saudável.

3 Blush cremoso

A maquiadora e influencer Savanna Sá - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
A maquiadora e influencer Savanna Sá
Imagem: Reprodução Instagram

"Nunca foi usado tanto blush cremoso ever - ou aquele modelo híbrido, de textura que é pó e quando passa o dedo vira meio cremosa", conta a maquiadora Juliana Rakosa. Os produtos em stick foram sucesso e também os lip tints que ganharam textura cremosa que fica seca na pele. "E o melhor é que teve para todos os gostos e bolsos: da MAC, da Mari Saad para Océane, da Avon?"

4 Delineado colorido e invertido

Willow Smith usa delineado invertido - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Willow Smith usa delineado invertido
Imagem: Reprodução Instagram

Essa tendência veio dos desfiles internacionais e deu match com o fato de a gente ter que continuar usando máscara de proteção e querer caprichar na expressividade dos olhos. O toque de modernidade ficou por conta do traço vazado, gráfico e até invertido, em verdes, azuis, rosas, laranjas. Vamos combinar, tem tudo a ver com o nosso verão.

5 Belezinha 1990s

Anos 90 até na maquiagem - Reprodução Instagram @rachelteetyler - Reprodução Instagram @rachelteetyler
Anos 90 até na maquiagem
Imagem: Reprodução Instagram @rachelteetyler

"Amo essa releitura, essa modernização de tendências passadas, esse efeito nostálgico que traz para a gente", comenta Bri ressaltando que maquiagem, além de liberdade, pode ser uma ferramenta para brincar e reviver o passado. O gloss, por exemplo, hit dessa década, combinou 100% com tempos de máscara de proteção obrigatória: é prático, não mancha, não precisa de espelho para aplicar, dá um arzinho fresh e saudável, hidrata os lábios?

6 Sobrancelhas cheias e naturais

A influencer Amanda Mendes aposta em sobrancelhas cheias e volumosas - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
A influencer Amanda Mendes aposta em sobrancelhas cheias e volumosas
Imagem: Reprodução Instagram

"Elas foram a melhor coisa que aconteceu nesses últimos tempos. Acho que num primeiro momento foi uma tendência - mas que vai perdurar por muitas e muitas temporadas", analisa Bri.

Ela acredita que a onda tem tudo a ver com a liberdade feminina: não exige cuidado de 15 em 15 dias, perfeição ou que você entre em pânico bastando um fiozinho sair fora do desenho. "Aliás, você se sente mais livre também desse design. Chega de tentarem colocar nossa sobrancelha em um modelo específico de começo, meio e fim", fala Bri. Bônus: sobra mais tempo para você se arriscar em outros pontos da maquiagem. "Para uma sobrancelha natural e bem preenchida, um gelzinho natural é suficiente! Sobrancelha natural é liberdade", finaliza Bri.

7 Lábios borradinhos

A influenciador digital Nathalie Billio com a tendência do "blurred lips" - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
A influenciador digital Nathalie Billio com a tendência do "blurred lips"
Imagem: Reprodução Instagram

Olha a liberdade de expressão de novo aqui, gente! "Essa é uma das minhas tendências favoritas. Tenho gostado muito, acho modernoso esse efeito mais orgânico, despretensioso e natural na beleza", diz Brigitte. Sem falar que é bem democrático: para as mulheres que se sentiam inseguras na busca por um traço perfeito de batom vermelho, o efeito esfumadinho faz qualquer uma se sentir mais relaxada e confortável.