PUBLICIDADE

Topo

Beleza

Maquiagem de Natal: 21 ideias para inovar (e arrasar) na festa

Juliette aposta no batom vermelho para o prêmio de "Mulher do Ano" da GQ Brasil - Paulo Tauil/Brazil News
Juliette aposta no batom vermelho para o prêmio de 'Mulher do Ano' da GQ Brasil Imagem: Paulo Tauil/Brazil News

Jessica Arruda

Colaboração para Universa

24/12/2021 04h00

Natal é a época ideal para experimentar algo novo e fazer diferente: para entrar no clima e abusar da criatividade, nada melhor do que inovar na maquiagem para esta data especial.

Opções não faltam para deixar de lado a make básica do dia a dia e se jogar no batom vermelho, nos olhos bem marcados e na pele iluminada, com uma pitada de ousadia. Depois de meses e meses de pandemia, a época de festas deste ano pede um toque de alegria, com cores marcantes e, é claro, muito brilho.

"O Natal combina com brilho, e isso ninguém pode negar. O brilho pode ser usado na pele, com uma base mais acetinada, ou em regiões pontuais, como nas têmporas e na boca, no arco do cupido", afirma Bebel Menndez, caracterizadora da TV Globo.

Maquiagem de Natal para se inspirar

Antes de começar a superprodução de Natal, o maquiador Fabricio Johann, do salão Emília Borges, em São Paulo, dá a dica: equilibrar a preparação da pele com os efeitos nos olhos.

"Se você optar por uma make mais glow, a dica é fazer uma pele bem selada com base, corretivo e uma leve camada de pó. Nos olhos uma sombra mais pastosa, com um delineado mais marcante e até mesmo com cores", afirma.

Para ajudar você a escolher a make natalina, selecionamos 21 estilos de maquiagem para se inspirar.

1. Brilhante e ousada

Nos olhos, os pigmentos e sombras podem ser usados na pálpebra toda ou somente em alguns traços para um charme extra.

2. Cores de Natal

O clássico verde e dourado surge em sombras com releituras modernas e efeito gráfico para o mood descontraído da ocasião.

3. Uma cor só

Com a make monocromática, não é preciso se preocupar com a combinação de cores. É só usar nuances da mesma paleta na boca, na bochecha e nos olhos.

4. Batom vermelho

O batom vermelho é curinga para todas as ocasiões —e no Natal não é diferente. A dica é suavizar os olhos, com uma sombra neutra e apostar em um delineado discreto.

5. Minimalista

Menos é mais: a make minimalista valoriza a beleza natural, bem ao estilo "maquiagem sem maquiagem", com poucos detalhes mesmo em dias de festa.

6. Glossy

O gloss deixa aquela aparência molhada nos lábios, mas também pode ser usado como brilho extra nas pálpebras e bochechas.

7. Olhar neon

Bebel Menndez diz que as sombras neon estão com tudo nesta temporada, para um visual divertido e moderno ao mesmo tempo.

8. Make com cristais

Um acabamento com cristais e strass faz toda a diferença na make de festa. Só é preciso tomar cuidado para colar bem —e não correr risco de cair nos olhos.

9. Esfumado glam

Para as make lovers, vale apostar em um esfumado diagonal com tons vibrantes para realçar ainda mais a região dos olhos.

10. Delineado duplo

Já pensou em brincar com delineados coloridos com as cores do Natal? Os traços duplos conseguem transformar até a maquiagem mais básica em uma superprodução.

11. Maquiagem glow

Uma pele hidratada é o segredo do glow + superiluminado. É por isso que o skincare é essencial, com cuidados diários para a pele brilhar de dentro para fora. Para completar o glow, um simples gloss consegue destacar os lábios na medida certa.

12. Pele fresh

Na mesma linha, está a pele fresh: para Fabricio Johann, a cútis naturalmente iluminada também traz um ar de glamour e sofisticação. Apostar no iluminador em pontos estratégicos, como nariz e acima das maçãs do rosto, faz toda a diferença.

13. Tons neutros

Os tons terrosos deixam a make poderosa sem esforço. O batom marrom, por exemplo, é uma ótima escolha para quem deseja o efeito "boca tudo".

14. Efeito bronzeado

Além daquela coradinha, a ideia é usar o blush para dar a impressão de um bronze natural. Para arrematar, batom cor de boca e olhos marcados com delineador gatinho.

15. Foxy eyes

Quando o delineador é protagonista, não faltam referências para deixar os olhos bem dramáticos e prontos para a festa. "O foxy eyes nada mais é do que um delineado gatinho feito com lápis preto com uma esfumadinha para trazer suavidade", explica Johann.

16. Diva dourada

O dourado está entre os tons mais indicados para a maquiagem de Natal, assim como outros tons brilhantes, como cobre, bronze e prata.

17. Brilho metálico

Seguindo o dourado, outros tons metalizados invadem a maquiagem de festa, seja com um detalhe no traço gatinho do delineador ou em toda a região do côncavo e na pálpebra móvel.

18. Lápis na linha d'água

Inspirado em uma tendência dos anos 2000, o lápis de olho utilizado na linha d'água deixa o olhar mais marcante. Para ousar, saia do clássico preto e se jogue nas cores.

19. Cílios postiços

Os cílios postiços não agradam todo mundo, mas não há como negar que o acessório chama ainda mais a atenção para os olhos, completando a make com um toque de glamour.

20. Colorido de verão

Tons fortes e vibrantes chegam para animar a festa. Mas com o calor do Natal, vale o truque do make up artist Fabricio Johann: um bom primer antioleosidade que ajuda na fixação da maquiagem (e das cores).

21. Pronta para a festa

Se você ainda está na dúvida sobre a maquiagem de Natal, a expert Bebel Menndez dispara:

Uma grande dica é olhar no espelho e valorizar as suas qualidades. Não pense em maquiagem para camuflar nada e, sim, realçar a sua beleza.

Beleza