Topo

Delineado duplo: veja como entrar na tendência de make das Semanas de Moda

Delineado duplo é aposta da Dior - Divulgação
Delineado duplo é aposta da Dior Imagem: Divulgação

Karina Hollo

Colaboração para Universa

23/10/2021 04h00

Delineado é um clássico que chama a atenção para o olhar há tempos. Mesmo não saindo de moda, ele está sendo reinventado e modernizado. Depois do delineado gatinho e do delineado invertido, a técnica do momento é o delineado duplo ou gatinho vazado, queridinho de famosas como Manu Gavassi, Larissa Manoela e Lady Gaga. O look apareceu, inclusive, na Semana de Moda de Paris. Inspirado nos anos 1960, o maquiador Peter Philips, Diretor Criativo e de Imagem de Dior Make Up, criou um delineado duplo, vazado, para o desfile de alta-costura da Dior, que deu o que falar.

Ele contou que continua reinventando o delineador para Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da marca. O mais bacana é que cada uma das 90 modelos ganhou uma versão diferente, respeitando sua individualidade. "Ele desenhou duas linhas, preenchendo o espaço entre elas com um ou dois tons mais claros do que o tom de pele natural. Vale até usar cores ou um degradê —melhor espaço para brincar, impossível!", comenta a maquiadora Brigitte Calegari.

Os delineados apareceram também em muitos desfiles —Chloé, Versace, Giorgio Armani, Givenchy. E essa atenção toda para os olhos se justifica: provavelmente ainda teremos que sair por aí de máscara de proteção por algum tempo. "Enquanto a Versace apostou no verde esperança (assim como Giorgio Armani), a Chloé mostrou tons intensos em delineados desconstruídos, saindo apenas dos cantos interno e externo dos olhos", diz Brigitte.

Larissa Manoela - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Larissa Manoela é fã do olho delineado
Imagem: Reprodução/Instagram

A Givenchy trouxe um double liner quase artístico, bem conceitual, que emoldurava os olhos da modelos de pele e boca natural.

Como copiar o look

O delineado vazado é mais fácil de fazer e adaptar ao formato dos seus olhos. O design pode ter as pontas fechadas, abertas, para cima ou para baixo, em tons mais discretos ou até coloridos.

Peter Philips criou um look com delineado duplo para realçar ainda mais os olhos no desfile. Com referência à década de 1960, ele explica que a maquiagem foi criada pensando em um delineado gráfico mas ao mesmo leve, trazendo um olhar mais fresh para o desfile.

Os olhos foram alongados, construindo uma linha dupla de delineado. Um lápis bege entre os dois traços harmonizou a pele e a make nas pálpebras foi desenvolvida a partir da união de paletas mais naturais de acordo com o tom de pele de cada modelo, tendo um efeito nude mais uniforme. Para finalizar, sobrancelhas naturais, mas bem estruturadas.

"O delineado vazado é a etapa intermediária de um delineado tradicional, com a diferença de preencher a parte interna do traçado!", explica a maquiadora Marcela Queiroz. "Assim como o delineado tradicional, ele dá uma levantada na pálpebra caída".

Chanel - Divulgação - Divulgação
Delineado duplo e colorido na beleza da alta-costura Chanel
Imagem: Divulgação

Lembre-se que a espessura do traço também muda o visual: mais fino, deixa a make mais clean, mais grosso, mais marcante. "Faça uma linha do canto externo do olho em direção ao final da sobrancelha. Do ponto em que parar, volte o traçado em direção ao canto interno dos olhos, desenhando um ângulo de mais ou menos 30 graus, a depender do formato de olho. Se já for expert em delineado, continue o traçado, em uma linha paralela aos cílios superiores, terminando no canto interno. Pronto!", ensina Marcela.