Topo

Sol e Lua manifestam forças masculinas e femininas de cada signo. Entenda

Os astros influenciam em diferentes aspectos da vida e da personalidade - iStock
Os astros influenciam em diferentes aspectos da vida e da personalidade Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

03/09/2021 04h00

Todo mundo sabe que o Sol tem papel importante na astrologia - sua posição no dia do nascimento dita o signo solar de alguém. Já a Lua, que é associada às emoções humanas, é dona de papel igualmente de destaque nesse cenário.

Mas a influência, tanto do Sol quanto da Lua, vai bem além disso. Isso porque estão ligados, respectivamente, às forças masculinas e femininas de cada signo.

Como explica Leandro Arruda, astrólogo cabalístico, tarólogo e terapeuta sistêmico, dentre as várias abordagens existentes dentro da astrologia, a chamada "Astrologia Kabbalística" interpreta os planetas e satélites como significadores naturais de aspectos psicológicos e familiares existentes na vida humana.

"Significa que, em determinados aspectos do mapa astrológico, eles são relacionados diretamente a figuras e âmbitos que permeiam a nossa história", acrescenta.

Dois dos principais pontos do mapa são, justamente, o Sol e a Lua. "O Sol é o nosso signo e tem a ver com a força masculina e, portanto, com a ligação com o nosso pai. Já a Lua representa a nossa parte emocional, a força feminina e, por consequência, a ligação com a nossa mãe", pontua Leandro.

Detalhe: todas as pessoas, indiferente se homem ou mulher, trazem ambas as forças em seu interior. "O que importa, porém, é termos consciência que tanto a masculina (Sol) quanto a feminina (Lua) possuem aspectos positivos e virtuosos, assim como negativos e sombrios, mas que podem ser melhorados e corrigidos em nosso dia a dia", afirma o especialista.

Isso é possível por meio de desafios, sobretudo na área de relacionamentos - de qualquer natureza: amor, família, amigos. "Estamos aqui para evoluir, crescer e aprender, e utilizar essas forças em prol da nossa evolução e da evolução dos nossos comportamentos dentro dos relacionamentos. Com certeza, isso nos levará a ter uma vida mais plena e feliz", finaliza Leandro.

A seguir, o astrólogo cabalístico explica como o Sol e a Lua se manifestam em cada um dos signos.

Áries

  • Sol em Áries: a força masculina é demonstrada por meio de intensidade, impulsividade, coragem e tendência à liderança de Áries. O lado masculino dos nativos é forte e marcante.
  • Lua em Áries: já a alegria, a vivacidade e a espontaneidade típicas do signo têm a ver com a força feminina, que também pode acarretar raiva, impaciência e falta de empatia com o outro.

Touro

  • Sol em Touro: a maneira de planejar a maioria das situações, bem como a persistência e dedicação em tudo o que o nativo faz, diz muito sobre a força masculina do signo.
  • Lua em Touro: nesse caso, o feminino se expressa por meio de carinho, amor e cuidado com o outro, podendo também refletir no ciúme, possessividade e teimosia.

Gêmeos

  • Sol em Gêmeos: intelectualidade, mente dinâmica, flexibilidade e curiosidade são caraterísticas geminianas, que aparecem como força masculina.
  • Lua em Gêmeos: as emoções do nascido no signo podem oscilar, fazendo o lado feminino ficar instável, fugir de situações difíceis e racionalizar sentimentos. A presença da Lua em Gêmeos também pode fazer com que o signo seja o mais divertido e bem-humorado do zodíaco.

Câncer

  • Sol em Câncer: sua força masculina está concentrada na sensibilidade e na empatia, por gostar muito de ser provedor da família.
  • Lua em Câncer: muito provavelmente, esta seja a combinação mais feminina do zodíaco, resultando em pessoas amorosas, afáveis e acolhedoras, mas que também podem cair no sentimentalismo e desenvolver o drama e o vitimismo de maneira fácil.

Leão

  • Sol em Leão: a face masculina de Leão é marcante, intensa e com tendência à liderança. Geralmente a pessoa tem muita força e energia para realizar qualquer coisa, já que possui brilho próprio e acentuado.
  • Lua em Leão: as emoções do leonino estão ligadas à generosidade, à superproteção e à autoconfiança, mas igualmente podem se transformar em arrogância, controle e dominação.

Virgem

  • Sol em Virgem: a força masculina está mais voltada à praticidade, pois o virginiano gosta de resolver tudo com a máxima eficiência e atenção aos detalhes. A mente expansiva também está ligada a isso.
  • Lua em Virgem: o lado feminino se revela pelos caprichos e cuidados que Virgem tem com pessoas e objetos. Trata-se de um ser zeloso, que gosta de servir ao outro com entrega e energia.

Libra

  • Sol em Libra: o lado masculino está voltado a qualidades apaziguadoras: parcimônia, diplomacia e reconciliação de conflitos, ou seja, é por isso que Libra é um excelente parceiro.
  • Lua em Libra: já a força feminina está no bom gosto, no charme e na sedução natural que o libriano tem, o que acaba não sendo suficiente para deixar de olhar as indecisões e inseguranças.

Escorpião

  • Sol em Escorpião: o comportamento intenso e marcante, o olhar profundo e observador e o lado investigativo integram a face masculina do escorpiano.
  • Lua em Escorpião: o feminino se revela na forte intuição e sensibilidade e, também, na sensualidade. Ainda reflete no ciúme, na necessidade de controle e na face vingativa do signo.

Sagitário

  • Sol em Sagitário: a força masculina do signo se mostra claramente em seu otimismo e autenticidade e pela busca incessante por conhecimento e desafios.
  • Lua em Sagitário: já o feminino leva a emoções, como: entusiasmo, alegria e bom humor. Só que igualmente se reflete no medo de perder a liberdade e de ser controlado.

Capricórnio

  • Sol em Capricórnio: talvez seja o mais masculino do zodíaco, já que o capricorniano é mais estruturador, planejador e perspicaz para o trabalho.
  • Lua em Capricórnio: a paciência, a persistência e a resiliência compõem o lado feminino desta lua, sinalizando a necessidade de ser flexível, menos rígido e ter mais leveza.

Aquário

  • Sol em Aquário: a irreverência, a rebeldia, o lado muito racional e a originalidade do aquariano são, sem dúvidas, aspectos marcantes de sua face masculina.
  • Lua em Aquário: já a feminina é encontrada no valor em que cultiva as amizades, além do lado comunitário e humanitário, mais a expressão da afetividade, que pode ser um tanto fria e distante.

Peixes

  • Sol em Peixes: sua força masculina se faz bem presente na empatia, na compreensão e na consideração que o pisciano tem com a dores dos outros.
  • Lua em Peixes: a pessoa tem alta sensibilidade e intuição e, por isso, é voltada às artes e à espiritualidade. No entanto, esse lado feminino pode cair no vitimismo, no drama e até no escapismo.