Topo

"Ele disse sim": histórias de mulheres que pediram o namorado em casamento

Nathalia e o namorado Saul. Eles estão noivos desde 31 de julho - Arquivo pessoal
Nathalia e o namorado Saul. Eles estão noivos desde 31 de julho Imagem: Arquivo pessoal

Júlia Flores

De Universa

13/08/2021 04h00

De joelhos, com uma caixinha de alianças nas mãos e violinos tocando ao fundo. É assim que imaginamos um pedido de casamento. Em relacionamento heterossexual, acostumamos a ver o homem fazendo a proposta —mas como é quando o inverso acontece?

"Antes de realizar o pedido, fiquei com medo de ouvir um não, porque era uma coisa que ele jamais esperaria. Ainda bem que ele disse sim", conta Nathália Andressa, de 22 anos, que fez a proposta para o namorado Saul Soares, de 25, após três anos de namoro, no último dia 31 de julho.

Segundo Aline Djanikian, sócia da joalheria Macchi, o número de mulheres heterossexuais que estão comprando alianças para propor casamento está crescendo. "Acho que as pessoas estão tentando transformar esse momento em um ritual mais moderno. Durante muito tempo as alianças eram objetos tradicionais, tanto é que boa parte do público LGBTQIA+ não era atendido pelas empresas", comenta.

Aline comemora essa mudança de comportamento. "Aquela imagem que tínhamos do homem sempre fazendo os pedidos soa até brega atualmente. Quebrar e desconstruir isso é importante, porque o casamento é uma celebração do amor, independente do gênero e da opção sexual de quem faz a proposta", comenta.

A seguir três noivas relatam suas histórias para Universa

Amor, I love you

Tamara e o marido Fábio estão casados há 15 anos e são pais de três meninas - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Tamara e o marido Fábio estão casados há 15 anos e são pais de três meninas
Imagem: Arquivo pessoal

Tamara Costa, 39, e Fabio Lourenço, 41, estão casados há 15 anos. Em 2006, quando Tamara pediu o então namorado em casamento, o tabu sobre quem deveria ou não fazer a proposta era ainda maior. "Estava lavando louça na cozinha e falei de um jeito natural, para não dar muito alarme, nem parecer muito incisiva. 'O que você acha da gente casar?'. Na hora, ele ficou surpreso. Falou que era melhor esperar mais um tempo, até ele se graduar na faculdade. Eu bati o pé e respondi: 'Sua vida não vai acabar se nós nos casarmos, uma coisa não impede a outra'", relembra Tamara, entre risadas.

Fabio, enfim, aceitou a proposta e os dois se casaram após três anos de namoro. Atualmente os dois são pais de três filhas — Laura, 10, e as gêmeas Júlia e Isabela, 6. "Era um risco. No fundo eu sabia que não ia ouvir 'não', nosso relacionamento era estável, fazia sentido a gente se casar. Eu me via construindo uma vida ao lado dele", conta a empresária.

Quando você escolhe alguém para casar, você escolhe um parceiro de vida; não só o 'pai dos seus filhos'. Eu tive a sorte de ter os dois em uma pessoa só - Tamara Costa

"Fiquei com medo dele falar não", diz a profissional de marketing -- e agora noiva -- Nathalia - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
"Fiquei com medo dele falar não", diz Nathalia, agora noiva de Saul
Imagem: Arquivo pessoal

Ao contrário de Tamara, a profissional de marketing Nathalia Andressa ainda não oficializou a união com o parceiro Saul. Por causa da covid-19, eles tiveram que adiar os planos e planejam realizar a festa apenas daqui a dois anos, em 2023. A pandemia, porém, não impediu que ela fizesse o pedido.

"A gente já tinha conversado sobre o futuro e tínhamos certeza de que iríamos nos casar. Sempre que a gente falava sobre o assunto, o Saul dizia que queria fazer o pedido em algum lugar exuberante, na Disney, algo assim", diz Nathalia, que atrapalhou os planos do namorado e fez a proposta em casa, em um sábado qualquer, um dia antes do mesversário do casal. "Chamei ele para minha casa, preparei alguns balões, comprei comida do nosso restaurante favorito. Foi simples, mas de coração."

Depois do pedido, o Saul me disse: 'Eu planejei isso de tantas formas e você fez o pedido de um jeito simples, mas muito mágico'. Eu acreditava que a proposta tinha que ser algo especial, e só entre nós dois - Nathália Andressa

E se ele não aceitar?

Letícia e o noivo Lucas. Ela fez a proposta durante uma viagem do casal - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Letícia e o noivo Lucas. Ela fez a proposta durante uma viagem do casal
Imagem: Arquivo pessoal

A bancária Letícia Gomes, de 29 anos, assim como Nathália e Tamara, também resolveu dar o primeiro passo em direção ao altar e pediu o namorado Lucas Rasopp, 31, em casamento durante uma viagem do casal. "Estávamos fazendo um passeio de bicicleta e, no meio do trajeto, eu fiz a proposta. Foi engraçado, a gente parou para beber água, ele estava ansioso para ir embora. Disse para ele se sentar, ficar calmo e esperar um pouco. Tirei a caixinha do bolso, ele me olhou surpreso e nós dois começamos a chorar", relembra Letícia.

"O pior foi que ele demorou para aceitar. Levou alguns minutos", brinca a bancária. No fim, Lucas disse sim. Os dois estão juntos há um ano: "A gente se conheceu quando eu tinha 11 anos. Ele foi meu primeiro beijo, mas só começamos a namorar em 2020. No meio tempo, ambos tivemos relacionamentos com outras pessoas. Quando nos reencontramos da última vez, assumimos a relação".

Depois de algumas idas e vindas, Letícia e Lucas decidiram elevar o relacionamento a outro nível e, em fevereiro, os dois começaram a discutir o plano de oficializar a união. "Já tinha certeza que queria, ele já tinha me dito que eu era a mulher da vida dele. Estava ansiosa. Pensei: 'Vou ficar esperando a vontade dele para me pedir? Não quero ficar com essa angústia, eu estou decidida a casar'. Fui lá e fiz o pedido, peguei ele de surpresa."

A bancária afirma não ter ficado receosa. "Não tive medo, estava segura da minha decisão. Se ele recusasse, não ia me ofender; eu queria e pronto", conta. A segurança de Letícia é a mesma de Tamara, que dá uma dica para as indecisas de plantão: "Se a mulher quer, tem que ir lá e fazer — sem medo de ouvir um não como resposta".