Topo

Inverno traz mudanças astrológicas: como vida de cada signo será afetada?

Quem é de Câncer poderá sentir-se pronto para novos começos. Que tal mergulhar nessa oportunidade? - nappy/@sebastianlibuda
Quem é de Câncer poderá sentir-se pronto para novos começos. Que tal mergulhar nessa oportunidade? Imagem: nappy/@sebastianlibuda

Claudia Dias

Colaboração para Universa

22/06/2021 04h00

À 00h32 de ontem, 21 de junho, começou oficialmente a estação mais fria do ano — pelo menos nas regiões Sudeste e Sul. Por mais que pareça apenas uma data no calendário que indica mudanças climáticas durante três meses, a chegada do inverno também traz reflexos para todas as pessoas, a partir da visão astrológica.

Como explica a astróloga Virginia Gaia, o conceito de signo está diretamente ligado às estações do ano. Tais mudanças de período são estabelecidas pelos fenômenos astronômicos Equinócio e Solstício, que ocorrem como consequência do movimento de rotação da Terra.

Nos equinócios, a duração do dia é igual à da noite, permitindo que tanto o hemisfério Sul quanto o Norte recebam a mesma quantidade de luz do Sol. Já nos solstícios, por conta do ângulo de inclinação que a Terra, um dos hemisférios tem mais luz solar que o outro.

Ambos fenômenos ocorrem duas vezes a cada ano. O equinócio acontece em março (dia 20 ou 21) e setembro (dia 22 ou 23), enquanto o solstício é em junho (dia 20 ou 21) e em dezembro (dia 21 ou 22), marcando a troca das estações. Eles também são vistos como datas bem importantes para a astrologia.

Signos e as estações do ano

signos - Getty Images - Getty Images
Astróloga explica como cada signo do zodíaco sentirá as mudanças e em quais áreas você precisa prestar atenção
Imagem: Getty Images

"Por termos quatro estações ao longo de um ano e cada uma delas tem começo, ápice e fim, temos então os 12 signos do zodíaco", pontua Virginia. A especialista lembra que o equinócio de março coincide com o ano novo astrológico.

"No hemisfério Norte, essa data se equipara ao equinócio da Primavera, e no hemisfério Sul, ao equinócio de Outono. É quando o Sol ingressa no signo de Áries. O ano novo astrológico termina no final do inverno do hemisfério Norte e no fim do verão, no hemisfério Sul, quando o Sol completa sua passagem pelo signo de Peixes", detalha.

Inverno e Sol em Câncer

O solstício de inverno na linha abaixo do Equador significa, na prática astrológica, uma injeção de energia em determinadas áreas da vida de todas as pessoas. E isso não contempla apenas os nascidos sob Câncer - de 21 de junho a 21 de julho.

Os outros 11 representantes do zodíaco também sentem o ingresso do Sol no signo e igualmente têm setores específicos ativados por esse trânsito no céu.

"O Sol — como nosso astro-rei, doador de brilho, que representa a vitalidade e a consciência — vai iluminar o Sol dos nativos dos demais signos a partir de diferentes ângulos da circunferência que forma o zodíaco em volta da Terra", comenta Virginia.

Mudanças para cada signo

A seguir, a especialista apontas quais serão as áreas iluminadas pela passagem do Sol por Câncer, dentro da mandala zodiacal. Tais temas vão se manter em alta no período, com uma energia extra, trazendo novidades e oportunidades para todo os signos.

Áries

Família, assuntos domésticos e intimidade estarão em alta.

Touro

A comunicação, a trocas intelectuais, a cognição e o aprendizado vão ser estimulados nesse período.

Gêmeos

Momento favorável para finanças, valores pessoais e posses.

Câncer

Os aniversariantes do período vão se sentir renovados e prontos para novos começos. Pode até rolar uma repaginada no visual.

Leão

Temas ligados ao inconsciente, à reflexão, à espiritualidade e à saúde psíquica estarão em evidência.

Virgem

Amizades, atividades em grupo e elaboração de projetos futuros são bem-vindos neste período.

Libra

A carreira, a vida profissional e a imagem pública dos librianos vão estar energizadas.

Escorpião

Estudos superiores, aquisição de novos conhecimentos e viagens terão mais visibilidade com Sol em Câncer.

Sagitário

Finanças compartilhadas com terceiros (família e casamento), interesses ocultos e temas tabu entram em destaque.

Capricórnio

Relacionamentos, sociedades e parcerias são assuntos de destaque no próximo mês.

Aquário

As áreas mais afetadas para o signo são trabalho, cotidiano, rotina e saúde.

Peixes

Haverá uma energia mais intensa sobre a criatividade, a expressão pessoal, o prazer e as paqueras do pisciano.