PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral

Protetor espiritual ou deslealdade? Saiba o que significa sonhar com gatos

Saiba o significado de sonhar com gato em várias situações - Getty Images/iStockphoto
Saiba o significado de sonhar com gato em várias situações Imagem: Getty Images/iStockphoto

Camila Corsini

Colaboração para Universa

15/02/2021 04h00Atualizada em 01/07/2021 15h43

O gato, em geral, remete a um animal místico e protetor espiritual. Já sonhar com gato ou outros animais faz com que que o lado primitivo e os instintos do homem se aflorem. Em alguns casos, é comum que as imagens pensadas durante a noite representem dilemas enfrentados durante o dia.

Os sonhos são capazes de despertar emoções que ainda não são bem administradas pelo sonhador e revelar conteúdos psíquicos que podem ser aspectos reprimidos da vida. De acordo com o pai da psicanálise, Sigmund Freud, o sonho é o guardião do sono.

Para essa linha de estudo, o sonho é a busca da realização de um desejo inconsciente — sendo possível construir inúmeras explicações para essas manifestações oníricas. Não é como uma representação direta ou uma analogia. Ainda que alguns símbolos tenham significados universais, como a água trazer uma perspectiva de renascimento, a psicanálise explica que essa interpretação varia de pessoa para pessoa com base nas suas vivências.

"O sonho é do sonhador. Aquilo que aparece precisa ser pensado, associado, criado com outras imagens e remetido a outras ideias a partir de cada história de vida e aquilo que afeta a pessoa. A única certeza que a gente tem é que ele não pode ser interpretado ao pé da letra. O sonho é uma mensagem que remete a outra cena", avalia Eduardo Fraga, psicanalista e doutor em psicologia clínica pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

Consciente e inconsciente

Na infância, os sonhos podem representar a busca da realização de um desejo de forma mais direta e com pouco disfarce, mas, conforme a gente cresce, o psiquismo se torna mais complexo e a fronteira entre o consciente e o inconsciente fica menos porosa porque entram em cena os mecanismos de elaboração do sonho, segundo Fraga. O especialista explica que as pessoas têm vários mecanismos psíquicos que formam os sonhos. Entre eles estão a figurabilidade, a condensação, o deslocamento e o simbolismo.

"As imagens formadas pelo inconsciente passam para o consciente de forma indireta porque criamos barreiras de censura. Quanto mais absurdo parece o sonho, mais censurado ele foi, mais ele passou por esse processo de elaboração onírica", explica o psicanalista.

Em uma analogia, é como se o sonho fosse uma colcha de retalhos em que diversas pessoas, conflitos, medos, desejos e anseios do mundo consciente estivessem juntos e conectados em um mesmo lugar.

Apesar de os sonhos acontecerem todas as noites durante o sono mais profundo, também conhecido como REM, nem sempre é possível se lembrar deles porque os mecanismos de censura impedem esse rememorar. Estima-se que, em uma noite de oito horas de sono, o sonho acontece durante duas horas. E não há muito o que fazer para sonhar mais ou menos.

"Nós somos seres de representação, simbólicos, agraciados ou condenados a criar sentidos para a nossa vida. Como um ser assim, somos sonhadores. Os sonhos fazem parte da nossa história e é algo que permeia a cultura humana e a nossa existência. Temos consciência da nossa vida, da nossa finitude e aquilo que nos afeta precisa encontrar vias de elaboração", afirma o psicanalista Eduardo Fraga.

O que significa sonhar com gatos?

Pelo ponto de vista do esoterismo, os gatos são criaturas místicas e companheiros dos humanos desde os povos egípcios, quando os faraós mantinham-nos sempre por perto para filtrar más energias e afastar pessoas ruins — isso porque os gatos possuem extrema sensibilidade e conseguem sentir vibrações negativas.

"Eles são símbolos de inteligência, elegância e cheios de personalidade. Sonhar com gatos pode estar relacionado tanto à deslealdade e à hipocrisia, quanto às tristezas no amor, como brigas e separações. Porém, algumas circunstâncias podem amenizar ou modificar esses presságios", explica a mística e espiritualista Kélida.

De acordo com a análise, sonhar com gatos, na psicanálise analítica, em geral, tem relação com deslealdade, falsidade e que você deve tomar cuidado com pessoas próximas. Saiba outros significados abaixo.

Sonhar com gato preto

O gato preto representa uma ilusão, coisas que acreditamos ser impossíveis ou assustadoras. Pode ser um temor seu de acabar perdendo oportunidades, mesmo que você ainda não esteja completamente preparada para ela.

Sonhar com filhote de gato

Pode significar que você está se recuperando de sentimentos negativos, convivendo melhor com seus medos.

Sonhar com gato branco

Indica que você terá um futuro próspero e que suas ilusões estão equilibradas e se minimizando.

Sonhar com gato amarelo

Significa que você se apega às coisas materiais, em geral objetos, que normalmente são tangíveis. Pode significar também que você precisa ter mais cuidado com seus sentimentos amorosos em relação àqueles com quem você se relaciona.

Sonhar com gato machucado

O gato machucado significa que em breve alguma coisa muito comovente irá aparecer para você, algo que realmente não irá segurar suas emoções e o levará às lágrimas.

Sonhar com gato morrendo

Significa que você precisa tomar mais cuidado com o seu humor e não deixar que qualquer coisa te irrite, como discussões bobas e irrelevantes com pessoas que te querem bem.

Sonhar com gato dormindo, morto ou brigando

Ver um gato dormindo significa que seus inimigos vão te deixar tranquilo por um tempo. Se o gato está morto, significa que você triunfará sobre seus inimigos. E sonhar com dois gatos brigando indica o fim do relacionamento.

Alto Astral