Protetor espiritual ou deslealdade? O que significa sonhar com gatos

O gato, em geral, remete a um animal místico e protetor espiritual. Já sonhar com gato ou outros animais faz com que que o lado primitivo e os instintos do homem se aflorem.

Os sonhos são capazes de despertar emoções que ainda não são bem administradas pelo sonhador e revelar conteúdos psíquicos que podem ser aspectos reprimidos da vida. De acordo com o pai da psicanálise, Sigmund Freud, o sonho é o guardião do sono.

Para essa linha de estudo, o sonho é a busca da realização de um desejo inconsciente — sendo possível construir inúmeras explicações para essas manifestações oníricas. Não é como uma representação direta ou uma analogia.

O que significa sonhar com gatos?

Pelo ponto de vista do esoterismo, os gatos são criaturas místicas e companheiros dos humanos desde os povos egípcios, quando os faraós mantinham-nos sempre por perto para filtrar más energias e afastar pessoas ruins — isso porque os gatos possuem extrema sensibilidade e conseguem sentir vibrações negativas.

Eles são símbolos de inteligência, elegância e cheios de personalidade. Sonhar com gatos pode estar relacionado tanto à deslealdade e à hipocrisia, quanto às tristezas no amor, como brigas e separações. Porém, algumas circunstâncias podem amenizar ou modificar esses presságios.

Sonhar com gatos, na psicanálise analítica, em geral, tem relação com deslealdade, falsidade e que você deve tomar cuidado com pessoas próximas. Saiba outros significados abaixo.

Sonhar com gato preto

O gato preto representa uma ilusão, coisas que acreditamos ser impossíveis ou assustadoras. Pode ser um temor seu de acabar perdendo oportunidades, mesmo que você ainda não esteja completamente preparada para ela.

Continua após a publicidade

Sonhar com filhote de gato

Pode significar que você está se recuperando de sentimentos negativos, convivendo melhor com seus medos.

Sonhar com gato branco

Indica que você terá um futuro próspero e que suas ilusões estão equilibradas e se minimizando.

Sonhar com gato amarelo

Significa que você se apega às coisas materiais, em geral objetos, que normalmente são tangíveis. Pode significar também que você precisa ter mais cuidado com seus sentimentos amorosos em relação àqueles com quem você se relaciona.

Continua após a publicidade

Sonhar com gato machucado

O gato machucado significa que em breve alguma coisa muito comovente irá aparecer para você, algo que realmente não irá segurar suas emoções e o levará às lágrimas.

Sonhar com gato morrendo

Significa que você precisa tomar mais cuidado com o seu humor e não deixar que qualquer coisa te irrite, como discussões bobas e irrelevantes com pessoas que te querem bem.

Sonhar com gato dormindo, morto ou brigando

Ver um gato dormindo significa que seus inimigos vão te deixar tranquilo por um tempo. Se o gato está morto, significa que você triunfará sobre seus inimigos. E sonhar com dois gatos brigando indica o fim do relacionamento.

Continua após a publicidade

Fontes: Eduardo Fraga, psicanalista e doutor em psicologia clínica pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); e Kélida Marques, espiritualista.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes