Topo

Quando menos é mais: como adotar o estilo minimalista em looks de todo dia?

A cartela minimalista de cores prioriza preto, branco, bege e tons terrosos, além do azul marinho e do jeans - Reprodução
A cartela minimalista de cores prioriza preto, branco, bege e tons terrosos, além do azul marinho e do jeans Imagem: Reprodução

Jéssica Arruda

Colaboração para Universa

05/12/2020 04h00

Se você perguntar para estilistas, stylists, fashionistas e afins o que significa incorporar o estilo minimalista, provavelmente receberá muitas respostas diferentes. Para uns, a moda minimalista é um armário cheio de peças básicas. Já outros acreditam que é usar roupas artesanais ou feitas de forma sustentável. Há quem diga, ainda, que significa investir em um guarda-roupa enxuto, como um armário-cápsula.

Mas todas essas definições de moda minimalista convergem para o mesmo ponto: um estilo pautado na simplicidade, onde menos é mais. Especialmente em tempos de pandemia, quando exageros e ostentação não andam muito alinhados com o "novo normal" —e nem com os novos padrões de consumo.

"O minimalismo é um conceito baseado no consumo consciente, no uso de roupas que são atemporais, versáteis e duráveis. Não é fugir dos modismos, mas refletir, ao comprar uma peça, sobre a real necessidade da aquisição. É estar sempre bem vestida independente das tendências", diz Grace Kelly Marin, consultora de moda e estilo.

O que é ser minimalista?

A quarentena acabou mostrando que não é preciso muitas roupas e acessórios para ter estilo. E o minimalismo na moda reflete justamente este conceito de simplicidade, tanto nas formas retas quanto na paleta de cores mais neutras.

O estilo minimalista se traduz em peças clássicas que permitem combinações entre si para um visual atualizado. Tudo isso alinhado a um guarda-roupa inteligente e funcional, que prioriza a qualidade e não a quantidade de roupas e acessórios.

"Na prática, ser minimalista é prestar bastante atenção nos tecidos, modelagens e cortes. Eles dão o tom de elegância e sofisticação às produções e possibilitam diversas harmonizações com poucas peças", diz Grace Kelly.

Estilo minimalista: como aderir

Para a consultora de moda Deisi Remus, seguir um estilo mais simples e clean, com cores básicas e linhas finas, não é tarefa fácil. Então, por onde começar? "Para aderir à moda minimalista você precisa investir em peças básicas, que nunca saem de moda. Para quem tem dúvidas, a dica é começar compondo looks monocromáticos", diz.

Um dos truques para criar um look minimalista é deixar o visual neutro, levando em consideração apenas as variações de tons mais claros e escuros. Não é à toa que a cartela minimalista de cores prioriza preto, branco, nude e tons terrosos, além do azul marinho e do jeans.

"Não pense que é impossível apostar em estampas em um look minimalista: você pode usá-las, mas deve escolher desenhos pequenos e discretos e, claro, trabalhos listrados", ressalta Deisi.

A silhueta minimalista apresenta vestidos e saias em linha A, cortes mais retos em blusas e calças. E nada de muitos babados, recortes ou aplicações extras. Entre as roupas essenciais que permitem uma vasta combinação com outras peças está a calça jeans reta, a camisa branca e o vestido liso.

6 maneiras de usar looks minimalistas sem esforço

Cortes retos

reto - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Look com cortes retos
Imagem: Reprodução/Instagram

Calças retas ao estilo alfaiataria e saias com linhas simples estão entre as peças-chaves do estilo minimalista. Para compor looks com calça neutra, a dica é escolher uma peça de destaque, como uma blusa listrada, por exemplo, ou um acessório como uma sandália alta ou um sapato estiloso.

Monocromáticos

Looks com a mesma cor ou diversas nuances do mesmo tom compõem produções monocromáticas que vão ao encontro da principal regra para aderir ao estilo: menos é mais!

Vestidos simples

vestido - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Vestido minimalista
Imagem: Reprodução/Instagram

"Existem várias formas de usar um vestido no estilo minimalista. Você pode apostar em peças mais justas, largas, curtas ou longas. A diferença é que devem ser vestidos lisos em cores neutras", diz a consultora de moda Deisi Remus.

Peças básicas

Mais básico que um jeans e camiseta, impossível! Tanto a t-shirt quanto a camisa branca, aliadas às mais diversas peças jeans, compõem um visual simples e cool ao mesmo tempo. Além disso, roupas jeans são facilmente compatíveis com outras cores e tecidos.

Estampas clássicas

Listras sempre serão bem-vindas: outras opções de padronagens como xadrez e poás estão entre os clássicos atemporais que não devem ficar de fora do guarda-roupa minimalista.

Acessórios discretos

acessori - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Look com acessórios minimalistas
Imagem: Reprodução/Instagram

"Opte por poucas bijuterias, mas que sejam essenciais para o seu visual. Aposte em colares finos, com poucos detalhes, brincos pequenos, como pontos de luz e, também, relógios, anéis ou pulseiras delicadas", recomenda Grace Kelly Marin.