PUBLICIDADE

Topo

Ministério da Justiça debate violência contra mulher; Universa participa

Daniela Alcântara, coordenadora de Políticas de Prevenção de Crimes contra a Mulher do Ministério da Justiça e Segurança Pública, fala durante o evento - Reprodução/Youtube
Daniela Alcântara, coordenadora de Políticas de Prevenção de Crimes contra a Mulher do Ministério da Justiça e Segurança Pública, fala durante o evento Imagem: Reprodução/Youtube

De Universa

25/11/2020 08h24Atualizada em 25/11/2020 16h37

O Ministério da Justiça e Segurança Pública promoveu um debate nesta terça sobre "Abordagem midiática em crimes de violência contra a mulher". O evento virtual contou com a participação de jornalistas convidadas, entre elas, Tatiana Schibuola, gerente-geral de produtos editoriais do UOL, e aconteceu no canal do ministério no YouTube.

A proposta do evento foi mostrar como os meios de comunicação apresentam, tratam e informam crimes de violência contra a mulher, especialmente, crimes sexuais e de feminicídio. O evento é parte do Programa Pró-Mulher, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, voltado para a prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher.

Além de Tatiana Schibuola, participaram do debate a jornalista e analista política da CNN-Brasil, Basília Rodrigues, o delegado de polícia da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande (MT), Cláudio Álvares Sant'ana, e a diretora-executiva do jornal Metrópoles Mídia e Comunicação, Lilian Tahan Cury Teixeira de Resende.

Manual para jornalistas

Hoje, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, Universa apresenta o "Manual Universa para Jornalistas: Boas Práticas na Cobertura da Violência Contra a Mulher". O guia pretende apresentar uma série de normas de conduta para a cobertura de crimes de gênero - da conversa inicial com as vítimas às melhores palavras e nomenclaturas adequadas a serem usadas no texto. Também trazemos informações sobre legislação, onde e como denunciar e sobre uma lista com diversas fontes especializadas no tema.