Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


Maria Beltrão ensina na TV como reagir ao mansplaining: "Tecla SAP em mim?"

Maria Beltrão na edição desta terça do Estúdio I  - Reprodução/GloboNews
Maria Beltrão na edição desta terça do Estúdio I Imagem: Reprodução/GloboNews

De Universa

17/11/2020 14h49

A apresentadora da GloboNews Maria Beltrão explicitou, durante a transmissão ao vivo do programa Estúdio I na tarde desta terça, uma clássica cena de mansplaining, termo em inglês usado para exemplificar quando um colega homem tenta explicar ou esclarecer algo que a mulher a seu lado já sabe. "Você não acha que está colocando a tecla SAP em mim", perguntou sutilmente Maria a Otávio Guedes, seu colega de bancada.

O assunto em discussão era o encontro virtual ocorrido entre o presidente Jair Bolsonaro e o presidente chinês, Xi Jinping, na Cúpula dos Brics. Depois da manifestação de Maria, Otávio assumiu a palavra. Quando terminou, ouviu o questionamento da apresentadora, feito de modo sutil e bem-humorado. Ao ouvir a resposta negativa de Otávio, ela ainda insistiu, sorrindo: "Eu achei que sim".

Nas redes sociais, a delicada chamada de atenção de Maria Beltrão repercutiu:

GloboNews - Reprodução/GloboNews - Reprodução/GloboNews
Imagem: Reprodução/GloboNews

Explicar a uma mulher o que ela já sabe: mansplaining

É quando um homem insiste em explicar algo óbvio a uma mulher, normalmente de forma didática, como se ela não fosse capaz de entender. Implicitamente, a intenção do mansplaining é desmerecer a inteligência e subestimar a capacidade das feminina.

Interromper a sua fala: manterrupting

Muitas vezes associado ao mansplaining, o manterrupting é uma expressão utilizada quando um homem interrompe uma mulher tentando mostrar que seu raciocínio é equivocado. O comportamento é comum em momentos de debate que envolvem homens e mulheres, como em debates eleitorais, reuniões de trabalho e até mesmo em conversas com amigos.