Topo

Menos dinheiro na pandemia, diferentes reações de cada signo: veja perfis

Signos lidam de formas diferentes com a falta de grana; qual é seu perfil? - Getty Images/iStockphoto/bob_bosewell
Signos lidam de formas diferentes com a falta de grana; qual é seu perfil? Imagem: Getty Images/iStockphoto/bob_bosewell

Claudia Dias

Colaboração para Universa

07/08/2020 04h00

Em tempos de instabilidade financeira, provocada pela pandemia do coronavírus, a maioria das pessoas está se readaptando à nova realidade econômica, seja porque perdeu emprego ou teve o salário reduzido. Nesse cenário, as mudanças de hábitos de consumo são inevitáveis. Tem gente que tira isso de letra, enquanto há quem sofra com as adaptações necessárias e até não consiga encontrar uma saída rápida.

Tais perfis podem ser identificados com ajuda dos astros, como mostra a astróloga Paula Bueno Brandão. A seguir, descubra como cada signo se ajusta às restrições de grana.

Como signos se adaptam financeiramente

Áries

Primeiro do zodíaco e regido por Marte, trata-se de um signo que tem iniciativa para sair de dificuldades e encontrar saídas, sejam financeiras ou não. Muitas vezes, porém, não é seletivo em relação às escolhas e, por ser impulsivo, Áries faz compras por ímpeto e se arrepende em seguida - assim como manifesta uma opinião supersincera ao chefe e fica sem emprego. Tem dificuldades em poupar, é imediatista e esquece de pensar no amanhã.

Touro

Touro é um signo do elemento Terra, ligado a questões materiais. É bastante preocupado com o que dá segurança e conforto. Vênus, seu regente, o leva a buscar tudo o que agrada os cinco sentidos - boa comida, bebida, roupas, perfumes, ou seja, o que é belo e agradável aos olhos. Tende a ser o signo que mais sofre em tempos de restrição financeira, tendo que se privar de luxos (pequenos ou grandes). Isso porque, para o taurino, gastar com si mesmo é investir em autoestima. Pode, ainda, ficar extremamente ansioso e preocupado com a insegurança orçamentária.

Gêmeos

Gêmeos é considerado o melhor "negociante " do zodíaco, pois tem grande habilidade para encontrar o melhor momento e chances de ganhar dinheiro. Isso ocorre por cultivar uma boa rede de relacionamentos e estar sempre atento à possibilidade de "trocas", observando as necessidades do mercado. Assim, consegue se adaptar mais facilmente à nova realidade. Tais características são influência de Mercúrio, o planeta regente, ligado aos negócios e, também, à comunicação, sendo associado à curiosidade e à informação.

Câncer

Signo do elemento Água, regido pela Lua, Câncer é um tanto emotivo e apegado às lembranças do passado. Assim, tem dificuldades de se desligar do que tem valor emotivo e sofre se tiver que se desfazer do que tem memória afetiva. É bastante conservador no que diz respeito a dinheiro. Como a casa é elemento importante na vida canceriana, há chance de o nativo encontrar uma maneira de ganhar dinheiro com alguma atividade do lar, como fazer bolos ou artesanato, por exemplo.

Leão

Por ser um signo regido pelo Sol, Leão gosta de ser o centro das atenções, de brilhar e estar rodeado por amigos. Depois do taurino, é muito provável que o leonino seja o que mais sente o impacto das restrições financeiras ou falta de dinheiro para gastar com ele mesmo ou os parças, sobretudo porque é bastante orgulhoso. Mas o nativo do signo pode encontrar uma nova fonte de renda e se tornar popular na web fazendo lives, já que tem talento e prazer de estar na frente das câmeras.

Virgem

Outro signo regido por Mercúrio, Virgem é um signo do elemento Terra, o que faz com que seja mais prático e organizado com as finanças, tendo uma grande preocupação em manter as contas em dia. Se estiver em dificuldades financeiras, sofre bastante, pois gosta de ter tudo sob controle - mas trata-se de situação rara, pois costuma ter alguma reserva ou dinheiro guardado. É considerado o signo mais pão duro do zodíaco. A real, porém, é que o virginiano é extremamente criterioso e detalhista com gastos, avaliando muito bem o que deseja comprar.

Libra

Ligado ao elemento Ar, Libra mantém uma relação mais fluida com tudo que é material. É regido por Vênus e sua conexão com o belo é mais associada à arte, à música, às manifestações artísticas.

Signo bastante sociável, pode ter dificuldades em colocar limites na questão financeira quando o assunto envolve amigos - emprestando valores ou pertences que provavelmente nunca mais voltarão. Mas é justamente através da amizade que o libriano pode conseguir ajuda para encontrar soluções, em eventuais problemas financeiros ou profissionais, uma vez que é querido e admirado, sobretudo pela diplomacia.

Escorpião

Escorpião é um signo do elemento Água, regido por Plutão. É intenso e profundo e está sempre buscando conhecimentos e informações onde muitos não procuram. Algumas vezes, encontra oportunidades de negócios, acessando informações desconhecidas pela maioria das pessoas e descobrindo novas maneiras de ganhar dinheiro. O nativo do signo costuma ser avesso à ostentação, sendo discreto sobre realizações e bens. Assim, é bem possível que tenha recursos guardados.

Sagitário

Último signo de Fogo do zodíaco, Sagitário é regido por Júpiter. É, com certeza, um dos signos que sofrem com as restrições, já que não se dá bem com limites - e isso inclui a maneira como lida com as finanças. É adepto de investimentos de risco, o que pode causar perdas e mudanças repentinas na situação econômica. Uma questão central para o nativo deste signo é o otimismo exagerado: muitas vezes, acredita na sorte e deixa de observar a realidade como ela se apresenta, o que pode levá-lo a gastos exagerados, sem pensar no futuro.

Capricórnio

Sem dúvida, Capricórnio é um signo bem conservador, regido por Saturno e ligado ao elemento Terra. O reflexo disso é ser pragmático, disciplinado e cauteloso em todos os aspectos, sobretudo com dinheiro e bens materiais. Como tem uma visão realista e até um pouco pessimista sobre a vida, costuma controlar gastos e poupar, tendo sempre um reserva financeira para momentos difíceis

Aquário

Aquário é o signo das ideias originais. Consegue obter recursos financeiros, formando grupos de trabalho e colaboração mútuos. Diante de dificuldades financeiras, esse signo regido por Urano e ligado ao elemento Ar, provavelmente, vai usar a tecnologia como solução, juntando pessoas com interesses comuns e criando, coletivamente, para conseguir recursos.

Peixes

Por ser o último do zodíaco, Peixes carrega características de todos os outros signos. Ligado ao elemento Água, é cheio de empatia, sensibilidade e intuição. A tendência ao escapismo e à fantasia pode levá-lo a ter problemas financeiros. Por outro lado, quando é equilibrado, pode usar a intuição para encontrar soluções criativas, apontando novas maneiras de gestão humana e de recursos.