Topo

Ex-BBB Marcela critica 'padrão estético da vulva': 'Ápice da opressão'

Marcela McGowan, participante do BBB 20 - Reprodução/Instagram
Marcela McGowan, participante do BBB 20 Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do Universa

04/08/2020 14h02

Marcela McGowan, ginecologista, obstetra e participante do BBB 20, criticou o "padrão estético da vulva", vendido, segundo ela, pela indústria pornográfica. Para a médica, o estabelecimento de um modelo de genitais femininos é "o ápice da opressão".

"Padrão estético para pepeca é o ápice da opressão! Essa ideia muito vendida pelo pornô, de que a vulva deve ser sem pelos, sem manchas, com lábios simétricos, faz milhares de mulheres inseguras, odiando mais uma parte de seus corpos, se distanciando de conhecê-lo, olhá-lo, toca-lo e amá-lo!", escreveu a ex-BBB em um post no Instagram.

Ela chamou a atenção para o fato de o Brasil ser o país líder em cirurgias íntimas! "Todas as vulvas são lindas e, assim como qualquer parte do corpo, diferem de pessoa para pessoa! Ela é a guardiã do seu órgão de prazer (clitóris) e merece muito carinho e amor. Você conhece bem a sua? Se a resposta for não, fica minha lição de casa, pegue um espelho e vá se apreciar!"

Marcela tem utilizado as redes sociais como plataforma para falar sobre feminismo e sexualidade — sobretudo sobre o prazer feminino.

Na última semana, ela postou fotos de biquíni para protestar contra o sexismo. "O tamanho ou quantidade de roupa nunca deve ser usado como medidor moral ou de profissionalismo. Em segundo lugar, médicas são pessoas normais, com vidas pessoais, amigos, famílias, que festejam, se divertem e, pasmem, usam biquíni! Já passei 10 horas em cirurgia e outras 10 pulando carnaval".