PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral

Sonhar com água, chuva, mergulho ou vazamentos: aprenda significados

Mergulhar em sonho, reparar em vazamentos na casa ou vê-la inundada têm significados diferentes!  - vernonwiley/Getty Images
Mergulhar em sonho, reparar em vazamentos na casa ou vê-la inundada têm significados diferentes! Imagem: vernonwiley/Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Universa

21/07/2020 04h00

Ter sonhos que envolvam água é mais comum do que se imagina. Pois saiba que tais experiências oníricas costumam ter significados geralmente associados a emoções e relacionamentos, sobretudo os amorosos e íntimos.

Tipos de sonho e sonhar com água

Conforme explica Victor Augusto de Souza, astrólogo, tarólogo e especialista em ciências ocultas, pelas linhas de estudos espiritualistas, há dois tipos principais de sonhos:

  • Os de elaboração: se a pessoa vive alguma situação durante o dia e retoma o assunto enquanto dorme como forma de digerir o que aconteceu;
  • Os espirituais, que podem ser recados dos mentores ou da própria intuição (sexto sentido), mostrando em nível inconsciente algo que, conscientemente, a pessoa não percebeu.

"E quando alguém passa por algum processo terapêutico e uma profunda mudança comportamental, sonhos com água também costumam se tornar frequentes, porque a água vai simbolizar essa mudança interior, essa troca de emoções que está ocorrendo", acrescenta o estudioso.

A seguir, Victor explica o que há por trás de várias situações nos sonhos com água.

Sonhar com beber água

Se durante o momento onírico a pessoa imaginar que está bebendo, é sinal de que está buscando nutrição emocional - no caso, um relacionamento ou mais carinho e atenção.

Agora, se ela bebe água descontroladamente e sem parar - como sonhar a inteira com isso - simboliza que está com carência de amor, sentindo falta de alguém ou que está passando ou vai passar em breve por um período em que vai se sentir mais sozinha.

Sonhar que está com sede

Amorosamente falando, quem está sedento na experiência noturna, sem conseguir alcançar o copo (com alguma situação sempre impedindo chegar até ele, por exemplo) é indício de que está preso a alguma relação que não trouxe o que se esperava ou queria.

Por outro lado, se conseguir saciar a sede, aí a ligação é com novo relacionamento a caminho ou felicidade nas relações já existentes. Ainda pode indicar uma satisfação com algo de que gosta.

"Ou seja: é algo positivo quando consegue matar a sede. Se não consegue, é frustração - às vezes no amor, ou de não conseguir saciar a atenção que precisa. E pode simbolizar a falta de algum ente querido", aponta Victor.

Sonhar que está lavando rosto ou roupa

Se durante o sonho está lavando a face, figura mudança de casa ou de trabalho. Também pode revelar que logo a pessoa vai descobrir algo que não está conseguindo ver, apesar de próximo - uma mentira, por exemplo.

Sonhar que está lavando roupa é outra dica de mudança de trabalho, de casa ou de mais alguma transformação material. Se houver algum tipo de problema nessa situação onírica, é um pedido de atenção com essas mudanças. "Por isso, faça tudo com prudência e cautela", sugere.

Caso tente lavar algo sem parar e ainda continua sujo, tem a ver com perturbação espiritual. "É como se existisse algum tipo de energia pesada. A necessidade de ficar lavando algo indica que é importante buscar uma maneira de se purificar espiritualmente, dentro da crença de cada pessoa. Se não tiver nenhuma crença, adotar bons pensamentos pode ajudar", ensina o estudioso.

Sonhar com mar

  • No geral, quando se tem uma experiência noturna envolvendo o mar, é indicativo de um momento que vai exigir que a pessoa lide com grandes emoções.
  • Se mergulhar no mar: reforça essa ideia, sinalizando que será preciso se entregar ao momento ou grande sentimento.
  • Quando o mergulho é divertido: se o sonho envolve brincadeira na água, numa situação agradável, quer dizer que está passando por um momento de leveza emocional na vida, sobretudo no que se refere a grupos de pessoas.
  • Engolindo água do mar: em um contexto de afogamento, significa que vive ou viverá situação inesperada que vai mexer muito com a emoção. Há risco de não conseguir lidar com isso e precisar de apoio. "Significa que algo aconteceu, ou vai acontecer, e a pessoa não consegue entender. Automaticamente, tem de pedir ajuda de pessoas próximas e de confiança", ilustra Victor.
  • Molhando os pés no mar: representa a necessidade de mudar as escolhas referentes a relacionamentos, sejam amorosos ou envolvendo alguém próximo.
  • Lavando as mãos no mar: indica que está buscando uma renovação profissional ou nos afazeres diários.

Sonhar com chuva

Geralmente, sonhos que têm chuva referem-se a emoções que chegarão em breve. "Como chuva cai do céu, simboliza notícias que vão mexer com o seu sentimento - acontecimentos exteriores que vão influenciar. A chuva, em si, também simboliza limpeza e purificação", pontua Victor.

  • Banho de chuva agradável: se o molhar na chuva faz a pessoa se sentir bem durante o sono, é sinal de que está sendo limpo espiritualmente, que vai passar por um momento de limpeza em todas as áreas da sua vida ou até que conseguiu perdoar alguém.
  • Chuva entrando em casa: pode mostrar que a pessoa está resistindo em permitir que alguma história tenha fim, ou seja, há chances de estar apegada ao passado ou precisando perdoar algo que já aconteceu.
  • Chuva com trovoadas: é indício de que precisa exercer mais autoridade, se posicionar e expressar o que está sentindo no relacionamento amoroso.
  • Chuva com arco-íris: "É ótimo, é renovação, é abertura de caminhos, é prosperidade", afirma Victor. Tal sonho retrata que encontrou a vocação ou que, em breve, o momento será propício para fazer o que se deseja profissionalmente, tendo apoio das pessoas próximas.

Sonhar com rios e cachoeiras

O significado desse tipo de sonho costuma ser bem parecido: tem a ver com mudanças que vão mexer com as emoções. A diferença de uma situação para outra é a proporção: com rio, as transformações serão pequenas, próximas, do dia a dia; com cachoeira, têm a ver com grandes e repentinas modificações.

"Outro ponto é que, com cachoeira, está ligado a questões de convívio social, com mais pessoas. Quando é com rio, são mais individuais", acrescenta o especialista.

  • Rio fluindo bem: quer dizer que está passando por momento de renovação emocional e até de fertilidade. É período de felicidade pessoal e dentro de relacionamentos.
  • Nadando em rio calmo e limpo: revela que a pessoa está aberta a mudanças da vida ou conseguindo atingir objetivos que vem buscando. "Indica ainda um momento de paz familiar, de reconciliação", acrescenta Victor.
  • Acidente em rios: se envolve algo "pesado" e que assusta - afogar-se ou ser empurrado na água, por exemplo -, avisa que vai ser pego desprevenido por algum tipo de mudança de comportamento de alguém próximo. "É necessário que fique atento com as pessoas que o cercam e são importantes, porque podem estar tentando mostrar algo e quem sonha não está percebendo", explica Victor.
  • Banho de cachoeira: sonhar que está entrando na cachoeira exprime que vai provocar algum tipo de mudança em relacionamentos - seja familiar, conjugal ou de trabalho. Também pode indicar necessidade de delimitar espaço dentro das relações.
  • Água limpa e com queda d'água forte: estampa igualmente uma surpresa, podendo estar relacionada a algo que vai fazer a família crescer. "Pode ser desde um negócio ou empreendimento que prospere, um aumento salarial de alguém da família, bem como uma gravidez inesperada", observa Victor.
  • Situações negativas na cachoeira: caso o sonho envolva afogamento, água muito suja ou algo ruim acontecendo no lugar, indica uma grande mágoa não perdoada do passado e que é um grande peso. Geralmente, tem a ver com traição ou dor emocional vivida, que ainda prende a pessoa. "Ela precisa limpar isso, tirar essa sujeira interior para poder ser feliz", ensina Victor. Quem se sente muito pressionado pelos outros também pode sonhar com algo perturbador na cachoeira ou muita sujeira nela.

Sonhar com piscina

Quando o sonho envolve piscina, tende a indicar algo agradável, boa conexão e felicidade dentro de relacionamentos íntimos. Ainda aponta diversão e novos amigos. Se surge algum tipo de problema envolvendo a piscina no sonho, significa dores de cabeça vindas dessas áreas da vida.

Sonhar com vazamentos em casa

Mas se sonhar com água vazando de encanamentos na residência, trata-se de repressão emocional. "Mostra que está chateado com alguém dentro de casa ou com sua família ou vai acontecer alguma situação que vai trazer dificuldade para digerir e lidar", comenta Victor.

Por fim, se a casa é inundada por causa desse vazamento de água, representa a explosão do sentimento reprimido.

Alto Astral