Topo

O que 40 mil dislikes em clipe de Cassiane dizem sobre violência doméstica?

Clipe "A Voz", da cantora gospel Cassiane, é criticado por romantizar violência doméstica - Reprodução/Youtube
Clipe "A Voz", da cantora gospel Cassiane, é criticado por romantizar violência doméstica Imagem: Reprodução/Youtube

Nathália Geraldo

De Universa

19/07/2020 12h22Atualizada em 20/07/2020 10h06

Acusado de romantizar uma história de violência contra mulher, o clipe da cantora gospel Cassiane para a música "A Voz", lançado ontem, já acumula mais de 40 mil reações de "Não gostei" no Youtube - número quatro vezes maior do que o de curtidas - e mais de 8.000 comentários. No enredo, uma mulher que sofre violência do marido deixa um bilhete dentro de uma Bíblia pedindo para que ele "reconheça a voz de Deus", e avisa que o perdoou.

Ao final do clipe, a personagem, que aparece com marcas de agressão no rosto, e o homem, que é alcoólatra, se encontram na rua. Em nenhum momento o clipe faz menção à denúncia do caso de violência doméstica para autoridades policiais ou para a Central de Atendimento à Mulher (180).

Diante de repercussão negativa, a empresa produtora do clipe de Cassiane afirmou que a abordagem da peça é "espiritual e não jurídica". Mas a avalanche de rejeição sugere que as mulheres e os homens apontam que a mensagem do clipe foi decepcionante. O que o caso nos ensina sobre violência contra mulher?

"Não perdoe, denuncie. Por favor. Violência doméstica não se resolve com oração', disse uma usuária. "Tinha que terminar diferente: ela sai de casa, vai pra igreja, e ele sendo preso, já que lá não vai ter bebida o dia todo", comentou outro. "180 para denunciarem agressão física, ele não vai mudar!", ponderou outra espectadora. "A música é muito linda, porém esse clipe é completamente desconexo! Violência doméstica não se discute, se denuncia", para citar mais um dos milhares de recados.

No início da noite de domingo, a cantora pediu perdão aos seguidores e divulgou o número nacional para denúncias de violência doméstica, 180 (leia mais abaixo).

Nos últimos anos, campanhas sobre direitos das mulheres e de combate à violência doméstica, além da instituição do feminicídio como enquadramento para crimes em que a vítima é morta por ser mulher, disseminam a necessidade de que a vítima rompa o ciclo de violência e busque ajuda, independentemente da religião ou crença da vítima.

Entidades governamentais e civis se organizam para facilitar o acesso da vítima aos canais de registro da ocorrência. Por essa razão, o clipe de Cassiane foi muito criticado pelo público, no Youtube.

A violência doméstica, agravada atualmente pelo isolamento social, pode ser registrada por vários mecanismos de denúncia — a mulher, inclusive, não precisa sair de casa para fazê-la.

Clipe a Voz - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
Produção foi lançada no YouTube no sábado (18) e já tem quatro vezes mais 'deslikes' do que likes
Imagem: Reprodução/Youtube

Perdoar o agressor e denunciar

No bilhete deixado pela personagem de "A Voz", a mulher pede que o homem, que a agride, busque a religião para se curar. "Reconheça a voz de Deus. Deixa ela estremecer o seu coração. O timbre santo do Senhor há de te curar, pois Ele é a Voz que restaura a vida. Oro por você. Perdoo você".

Debater o comportamento de vítima e agressor em casos de violência doméstica no Brasil não pode estar dissociado do perfil delas: segundo estudo de 2016, desenvolvido pela teóloga Valéria Cristina Vilhena e publicado no livro "A igreja sem voz - análise de gênero da violência doméstica entre as mulheres evangélicas", 40% das mulheres vítimas de agressões físicas ou verbais dentro de casa se declaram evangélicas.

Há, neste contexto, a ideologia do perdão cristão. Não à toa, entidades cristãs e grupos de mulheres dentro das igrejas se organizam para incentivar a denúncia entre as mulheres que seguem os preceitos religiosos. O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), divulgou em 2019 um comunicado nas redes sociais sobre o tema, destinado a "pastores, padres, reverendos".

"Parem de aconselhar a mulher que é agredida fisicamente pelo marido a orar e esperar em Deus; mandem ela ir até uma delegacia denunciar o covarde, o criminoso. Do contrário, vocês são cúmplices do crime".

Relativizar agressão não é solução

O homem do clipe aparece embriagado, ingerindo bebida alcoólica de manhã, usando o dinheiro do casal para sustentar o vício. De fato, o álcool é um dos fatores associados ao aumento de casos de mulheres assassinadas dentro de casa durante a pandemia de coronavírus, segundo pesquisadoras.

Parte dos comentários deixados no clipe de Cassiane aponta que a produção romantizou as cenas de agressão.

Em resposta, na descrição do vídeo, no Youtube, os responsáveis pela peça acrescentaram a informação de que não se pode se omitir frente à violência doméstica, e disponibilizaram informações do 180 para denúncias.

Diante da polêmica, a equipe responsável pelo clipe também escreveu que "não fica claro" se a mulher denunciou ou não o marido paralelamente ao bilhete de perdão. A mensagem, então, fica incompleta para os espectadores, já que não há o reforço didático de se incentivar a denúncia.

No início da noite de domingo, Cassiane fez um post no Instagram em que pede perdão a todos e em que divulga o telefone 180 para denúncias. Ela compartilhou mensagem da MK Music, que afirma que o clipe está sendo refeito "em respeito às dores das muitas vítimas".

Com humildade ... #PeçoPerdãoATodos #Repost @mkmusicbrasil with @make_repost ??? VIOLE?NCIA CONTRA A MULHER E? CRIME! DENUNCIE: DISQUE 180 "Ponham em pra?tica o q vcs receberam e aprenderam de mim, tanto com as minhas palavras como com as minhas ac?o?es. E o Deus que nos da? a paz estara? com voce?s." Filipenses 4:9 (NTLH Linguagem de Hoje) Estamos gravando e editando neste domingo (19) outra versa?o do clipe A VOZ, por amor e considerac?a?o a? querida CASSIANE e seu ministe?rio que ha? 39 anos e? relevante; por todos que nos acompanham e confiam em nosso trabalho e esta?o prontos a nos darem sua opinia?o com carinho e preocupac?a?o; em respeito a?s dores de muitas vi?timas e tambe?m a?quelas que, infelizmente, na?o conseguiram romper; para que na?o haja du?vidas da nossa intenc?a?o e para que isso na?o enfraquec?a a mensagem principal! Acreditamos totalmente no poder transformador de Cristo, e nos colocamos a? Sua disposic?a?o para que nos use como amplificadores da mensagem de salvac?a?o, amor e paz. Com ELE, tambe?m aprendemos a ouvir, refletir, sermos sensi?veis e corajosos para mudanc?as. E jamais abrirmos ma?o do nosso papel na sociedade. O roteiro original do clipe foi todo desenvolvido por nossa diretora arti?stica MARINA DE OLIVEIRA, focando na FE? e AC?A?O, sem nenhuma interfere?ncia da nossa amada CASSIANE, que tambe?m nos conhece e confia. Mas, se na?o foi compreendido por alguns... Com muito amor, responsabilidade, humildade, e para que esta mensagem poderosa alcance e inspire muitas vidas, sem nenhum rui?do, muito em breve voce?s podera?o assistir a? nova versa?o do clipe A VOZ. Agradecemos a todos que sabem quem somos e nunca duvidaram de nosso objetivo. Caminham conosco ha? mais de 30 anos, conhecem nossas lutas, campanhas e convicc?o?es. Pedimos desculpas a quem eventualmente se sentiu ofendido ou magoado. E convocamos todos a entrarem nesta campanha nas redes sociais, sim, mas efetivamente na pra?tica! FE? e ACA?O. #Disque180 "Voz que acalma o mar Faz demo?nios sai?rem Pode curar e restaurar a vida E? a mesma voz que chama para sentar a mesa..." Com amor, MK MUSIC. @marinamkmusic @cassianecantora #AVoz #Cassiane #Fami?lia

Uma publicação compartilhada por Cassiane (@cassianecantora) em

Assista ao clipe: