Topo

Inspire-se nos looks de grávida coloridos e divertidos de Katy Perry

Katy Perry aposta em look pink durante show na Austrália, em março - Cameron Spencer/Getty Images
Katy Perry aposta em look pink durante show na Austrália, em março Imagem: Cameron Spencer/Getty Images

Natália Eiras

Colaboração para Universa

01/07/2020 04h00

Em um período como a gravidez, em que o corpo da mulher muda a cada dia, vestir-se pode ser uma tarefa difícil. A pouca oferta de marcas, tanto aqui como lá fora, para um corpo em transformação também não ajuda. Por isso, as redes sociais de Katy Perry podem ser uma boa fonte de inspiração para quem busca estilo enquanto vê a barriga crescer.

À espera de uma menina, fruto de seu relacionamento com o ator Orlando Bloom, a cantora não abriu mão de sua personalidade em seus looks de grávida. Katy, conhecida por seu estilo semelhante a de um desenho animado, com muito látex e outros materiais espalhafatosos, continua apostando em combinações coloridas e divertidas durante a gestação.

"Ela basicamente manteve o estilo criativo dela durante a gravidez. Fora o formato mais amplo, as roupas adaptadas para poder acomodar a barriga, são semelhantes ao que ela vestia antes", diz a consultora de moda Rafaella Arrais.

"Mas, apesar da mudança na modelagem, ela continua imprimindo a mesma mensagem. Ela não deixou de ser ela. As modelagens ficaram mais confortáveis, mas a criatividade, a extroversão, a referência à cultura pop e disco continuam existindo na indumentária dela. Só houve uma adaptação."

Curtinhos com ar sessentinha

Quem disse que mãe precisa ser conservadora e recatada? Antes do mundo todo entrar em quarentena, Katy Perry usava no palco curtinhos com pegada dos anos 1960. Macaquinhos e vestidos curtinhos vinham em cores vibrantes, com acabamentos brilhantes e, em alguns casos, capas esvoaçantes. O tipo de roupa que ela usaria mesmo sem o barrigão. "Katy sempre usou vestidos com cortes diferenciados. Nunca foi basicona", diz Rafaella.

Ela até subia em cima do salto, mas, com a gravidez mais avançada, tem optado por saltos mais grossos e menores. "Para ajudar no equilíbrio, já que a barriga muda o centro de equilíbrio do corpo das grávidas", pontua Rafaella Arrais.

Amplos e divertidos

Parece que existe na moda uma regra do look gestante em que você tem que escolher uma das opções: usar uma roupa bem justinha, para dar destaque ao barrigão, ou peças largas, para escondê-lo. O divertido dos looks de Katy Perry é que ela não tem medo de "brincar" com estes extremos.

Se um dia ela "ousa" nos curtinhos, no outro ela não tem problema nenhum em usar vestidos amplos, que está em alta nas lojas de departamento. Porém, daquele jeitinho bem Katy, né? "Ela tem usado roupas mais confortáveis, mas sem abrir mão de quem ela é", fala a consultora de estilo.

O look rosa, em tecido semelhante a uma seda, é perfeito para uma ida a um restaurante mais sofisticado ou um dia de trabalho, enquanto o prateado pode ser o ideal para um casamento ou evento de gala. Estiloso, divertido e confortável.

Estampados, porém sarcásticos

Katy sempre foi uma grande fã de estamparia. Ela prefere os padrões gráficos, com pegada pop, como as de marcas como Marc Jacobs. É a logomania sem se levar a sério, quase sarcástico.

É claro, então, que a estampa seria usada nos looks de gestação da cantora. Porém, ela parece estar preferindo uma versão mais "sóbria" da padronagem. As escolhas da artista vão desde o vestido justinho com flores em fundo claro que poderia ter saído de um filme italiano antigo até um look com estampa artsy, semelhante a pinceladas, que é hit em lojas como Zara e Renner. Além de bem-humorada, Katy Perry é acessível.

Dentre todas essas escolhas, o que a gente observa é que a peça de que Katy Perry não abre mão na gravidez é o vestido. "Ela tem usado mais vestidos do que calças, porque ele é mais fácil de se adaptar, não aperta na barriga e facilita a ida ao banheiro, o que é muito importante para grávidas", diz a consultora.

Rafaella sugerestyling: "Apostar em modelagens que poderão te acompanhar durante a gravidez", diz Rafaella Arrais. Além disso, Katy também aposta em cores marcantes sólidas. Qualquer look fica moderno e divertido quando vêm em uma tonalidade como o magenta.

O que podemos aprender com os looks de Katy Perry: "Mantenha seu estilo o máximo possível durante a gravidez em termos de mensagem visual para não rolar uma certa dissociação do que você vê no espelho e do que você gostaria ver. Isso pode afetar a autoestima da pessoa".

Assim, Katy mostra que mulheres grávidas não precisam abrir mão da própria personalidade e nem usar apenas "roupas de gestante". O importante é continuar imprimindo gosto pessoal e usar o que é mais confortável —seja física ou emocionalmente. "O mais bonito de ver nos looks de Katy Perry é pensar que dá para você ser feliz, usar o que você gosta, mesmo quando seu corpo está mudando de forma", conclui Rafaella.