Topo

Letticia Munniz lembra emagrecimento devido ao luto: 'Só recebia elogios'

Letticia Munniz  - Reprodução / Instagram
Letticia Munniz Imagem: Reprodução / Instagram

De Universa

07/05/2020 15h21

Após receber um comentário de ódio no Instagram, a influenciadora e modelo Letticia Munniz usou a rede social para debater sobre questões relacionadas à imagem e relembrou como um período de luto que resultou em emagrecimento devido à falta de apetite foi motivo de elogios pelos demais.

Um seguidor disse que ela "engordou muito". Letticia usou o comentário de exemplo para explicar como seu corpo acompanhou as mudanças de vida pelas quais tinha passado nos últimos anos — e ressaltou os motivos pelos quais é errado opinar sobre o corpo de outra pessoa e por que o hábito prejudica a saúde mental, principalmente das mulheres.

"Não acho que precise me 'defender' desse tipo de comentário, nem que precisaria explicar o motivo de ter engordado. Poderia ser por qualquer motivo. Eu e todas nós. Mas minha vó, a mulher que me criou e que eu mais amei nessa vida lutou por meses contra uma doença autoimune. Vi a mulher que sustentou sozinha a mim e aos meus irmãos, que trabalhou até ficar doente para nos ajudar a realizar nossos sonhos, parar de andar, de comer e até de falar".

"Depois de meses lutando, ela enfim descansou e meu coração se despedaçou. No primeiro mês, não saía da cama, não comia, não tomava banho. Emagreci muito! Sabe o que recebi? ELOGIOS. A saúde não importa quando você emagrece. Se você emagreceu as custas de uma depressão, de doenças psicológicas, as custas da morte de uma pessoa amada, você saiu no lucro", escreveu.

Como já to bem cansada de responder esse tipo de comentário, vamos de post. Eu de verdade não acho que precise me "defender" desse tipo de comentário (que são feitos não só a mim mas a muitas mulheres com o único intuito de fazer mal a outra pessoa, não existe preocupação, não existe vontade de saber se a pessoa está bem ou precisando de algo, existe única e exclusivamente à vontade de ser uma pessoa ruim) e também não acho que precisaria de motivo pra ter engordado. Eu poderia ter engordado por qualquer motivo. Eu e todas nós. Mas como todo mundo aqui sabe, minha vó, a mulher que me criou, que mais amei nessa vida, lutou por meses contra uma doença autoimune que a cada dia debilitava mais seu corpinho. Vi a mulher que sustentou sozinha eu e meus irmãos, a mulher que trabalhou até ficar doente pra nos ajudar a realizar todos os nossos sonhos parar de andar, de comer, e até de falar. Depois de meses lutando, ela enfim descansou e meu coração se despedaçou. No primeiro mês eu não saía da cama, não comia, não tomava banho, emagreci muito! Sabe o que recebi? ELOGIOS. A saúde não importa quando você emagrece. Se você emagreceu as custas de uma depressão, de doenças psicológicas, as custas da morte de uma pessoa amada, você saiu no lucro. Agora vai você OUSAR engordar! Os fiscais da saúde alheia saem do bueiro pra ir te cobrar! Nosso corpo acompanha nossa história, muda com a gente, luta com a gente. Apesar das mudanças, meu corpo não me decepcionou durante tudo isso. Ele esteve ali comigo quando mais precisei. Ele foi forte pra conseguir pegar minha vó no colo pra dar banho, pra levar ao banheiro, pra tirar da cama, colocar na cadeira de rodas, tirar da cadeira de rodas e colocar no sofá. Pra tirar de casa pra hemodiálise, da hemodiálise pra casa, e por isso e por tantos outros momentos sou grata a ele, encho ele de amor e de cuidados pra que ele esteja comigo em quantos mais desafios a vida me impor. Meu peso não me define. Eu sou uma mulher foda, linda por dentro e por fora, gentil, generosa, amorosa, empática, e isso, nenhuma grama a mais ou a menos na balança pode mudar.

Uma publicação compartilhada por Letticia (@letticia.munniz) em

"Agora vai você OUSAR engordar? Os fiscais da saúde alheia saem do bueiro para te cobrar! Nosso corpo acompanha nossa história, muda com a gente, luta com a gente. Apesar das mudanças, meu corpo não me decepcionou durante tudo isso. Ele esteve ali comigo quando mais precisei. Ele foi forte para conseguir pegar minha vó no colo e dar banho, levar ao banheiro, tirar da cama, colocar na cadeira de rodas, tirar da cadeira de rodas e colocar no sofá".

"Por isso e por tantos outros momentos sou grata a ele, encho ele de amor e de cuidados pra que ele esteja comigo em quantos mais desafios a vida me impor. Meu peso não me define. Eu sou uma mulher f*, linda por dentro e por fora, gentil, generosa, amorosa, empática, e isso nenhuma grama a mais ou a menos na balança pode mudar".

Em seguida, publicou uma foto de como estava antes e outra recente.

Pelos stories, Letticia relembrou que sofreu transtornos alimentares quando era mais nova, principalmente bulimia e reforçou o quanto opinar sobre a aparência alheia é um comportamento tóxico: "Muitas mulheres se machucam, maltratam, transformam suas vidas numa luta diária e incessante contra seus corpos por causa da língua grande de um monte de gente infeliz que se acha no direito de dar opinião que ninguém pediu. Eu exijo a minha liberdade e a de todas as mulheres e não aceito menos que isso", concluiu.