Topo

Bandana e babushka: a tendência que faz a cabeça das famosas

Reprodução/Instagram @biancaandrade
Imagem: Reprodução/Instagram @biancaandrade

Paula Roschel

Colaboração para Universa

02/04/2020 04h00

Para proteger os cabelos ou apenas por uma questão de estilo, as bandanas estão de volta no look de famosas e influenciadoras. Aprenda a usar a peça que já foi sucesso em décadas passadas e conheça também sua versão mais divertida, a amarração babushka.

Linha do tempo

O termo bandana, apesar de estar conectado a um método oriental de pintura de lenços, ficou popular no mundo através dos cowboys do oeste americano e seus pedaços de tecido amarrados sobre o rosto e o pescoço, para evitar a poeira de regiões áridas. Posteriormente, foi incorporado pela moda através do visual descontraído dos anos 50 e 60.

Isso fica bem claro quando pensamos em uma fantasia para festas "hippie", onde o lenço amarrado sobre o topo da cabeça faz uma combinação perfeita com óculos redondos e calça boca de sino. Já nos anos 2000, a bandana acabou incorporada ao figurino de estrelas do pop, como Christina Aguilera, Justin Timberlake e Beyoncé.

Hoje

Atualmente, a digital influencer Bianca Andrade voltou a brincar com a produção, arrancando elogios de seus seguidores. "O lenço nos cabelos, dobrado em triângulo, remete a um estilo de pin-up moderna (modelos dos anos 40 e 50). O visual também tem uma pegada bem casual e até mesmo praiana", diz Ana Luisa Torres, stylist de São Paulo.

Na passarela

A tendência que fez a cabeça de outras famosas, como Marina Ruy Barbosa e Bella Hadid, também apareceu forte nas últimas apresentações de semanas de moda fora do Brasil. Missoni, Celine (coleção verão 2020) e Dior (outono/inverno 2020/2021) foram algumas das marcas a resgatar o acessório que faz toda a diferença no look.

Como usar

O segredo ao incorporar a bandana ao look é não ter medo de ousar e de se divertir com a moda. "Bem versátil, o lenço funciona em looks invernais, mas também é ótimo em composições de verão. Acho interessante usá-los em produções mais modernas e divertidas, com mix de estampas e cores, o mesclando entre uma peça mais antiga e novas tendências. Eles também podem ser legais acompanhando peças básicas, como jeans e camiseta, ou até looks de praia e piscina," diz Fernanda Turetta, produtora de moda, de São Paulo.

Babushka

Já para quem quer brincar ainda mais, o que entra em cena são os divertidos lenços babushka: "Nele, o tecido é passado em volta da cabeça e amarrado sob o queixo, remetendo, propositalmente, a uma avó russa. Essa forma traz uma leitura mais street, como um truque de styling que deixa a produção mais interessante. Ele tem relação com pessoas que, de certa forma, estão "se protegendo" na cidade", diz Ana Luisa.

O truque que antes era visto até com antiquado, entretanto, está na cabeça de pessoas bem modernas. "Esse estilo, classicamente usado por senhoras, agora ganha as passarelas internacionais e gosto de rappers, como A$AP Rocky, Frank Ocean e de celebridades como Kendall Jenner e Chloe Sevigny", explica Fernanda. Para usá-lo, basta seguir as mesmas dicas da bandana tradicional. "Ele serve para dar algum ponto de cor para looks mais sóbrios e clássicos", finaliza a produtora.