Topo

Outono traz a volta do cardigã da vovó; veja jeitos estilosos de usá-lo

A francesa Jeanne Damas - Reprodução/Instagram @jeannedamas
A francesa Jeanne Damas Imagem: Reprodução/Instagram @jeannedamas

Aline Fava

Colaboração para Universa

21/03/2020 04h00

Tchau, verão! Oi, outono! Chegou a hora de tirar as blusas que estavam guardadas no fundo do armário e se preparar para dias mais frios - mas nem tanto, né? Nessas horas, o cardigã pode ser um ótimo aliado para completar o look e, acredite, as produções mais recentes das famosas não têm nada a ver com o visual de peça usada pela vovó.

O conjunto de cardigã + outra peça da mesma cor/textura é a aposta preferidas das celebs. Tudo começou com o look icônico que Katie Holmes usou para pedir um táxi em Nova York em agosto do ano passado. Clicada pelos paparazzi, seu conjuntinho de cardigã + sutiã de cashmere da Khaite viralizou e esgotou uma hora após a marca publicar uma foto do look no Instagram, mesmo custando R$ 8.523.

Febre cropped

Kendall Jenner também foi de combinação de top + cardigã, mas com um componente ainda mais fashionista: a blusa de comprimento cropped. Criados pela estilista Alessandra Rich, os cardigãs-cropped de lã na cor lavanda conquistaram outras fãs famosas, como a atriz Lucy Hale, que usou a peça com um pedaço da lingerie aparecendo por baixo e a influencer italiana Chiara Ferragni, que optou por fechar todos os botões, tipo uma blusa.

Maxi? Sim, por favor!

Boa notícia para quem curte peças compridas e oversized: os cardigãs nesse estilo também estão em alta. Hailey Bieber escolheu o modelo da Bottega Veneta para seu visual neutro desfilado nas ruas de Paris durante a semana de moda.

Já a influencer Peggy mostra duas produções bem diferentes com a mesma peça: aberto por cima de blusa e calça ou com a maioria dos botões fechados, quase como um vestido.

Combinações mil

É só scrollar um pouquinho o feed do Instagram da Jeanne Damas para perceber que a musa do street style francês é louca por cardigãs. Do modelo maxi com vestido levinho, ao cropped com corset e jeans, suas produções nada óbvias podem ser muito inspiradoras.

Seus truques de styling incluem ainda o jeito de abotoar a peça ou apostar em um nó para um fechamento diferente.

Por dentro

Jogar o cardigã por cima de tops, camisas e vestidos é a opção mais comum, mas também dá pra transformar a peça em uma blusa mesmo, usada por dentros de saias e calças. Vale testar com vários materiais e texturas, tipo malha, couro e jeans.