PUBLICIDADE

Topo

Moda

Color block tem truque para não errar: saiba como combinar as cores

Jéssica Arruda

Colaboração para Universa

15/03/2020 04h00

A tendência do color block está de volta e, desta vez, com cores ainda mais vibrantes em uma única produção. Saindo da zona de conforto do clássico preto e branco ou dos tons de bege, nem sempre é fácil acertar a mão. Os blocos de cores deixam os looks ainda mais alegres e criativos, mas, se não rolar harmonia, pode achatar a silhueta e deixar o visual com aspecto carregado. "O segredo é não exagerar", reflete Christie Giovannetti, gestora de imagem e marca pessoal.

Comece com simplicidade

Quem não se lembra do icônico vestido de Yves Saint Laurent inspirado em Mondrian com as cores amarelo, vermelho e azul em uma mesma peça? Não é à toa que esta é uma das formas mais certeiras de aderir ao color block: começar por uma só peça em cor primária, adicionando acessórios em tons contrastantes.

Um vestido ou macacão azul, com cinto amarelo, por exemplo. Ou, ainda, investir em roupas com duas tonalidades diferentes da mesma cor, como verde escuro + verde claro, azul escuro + azul claro e assim por diante.

Lembrando que o mix de peças neutras com acessórios bem vivos, como um sapatos amarelo, uma bolsa ou pulseira em acrílico colorida também é um bom início para aderir à tendência. "Se optar pelo look color block, use sapatos nude e acessórios simples. Ou você pode montar um look de tons neutros e brincar com as cores nos acessórios", recomenda Christie.

Entendendo o círculo das cores

Muita gente não sabe, mas o segredo da combinação de cores está no círculo cromático. Com ele, é possível encontrar referências de nuances para montar um look color block de acordo com cada estilo e personalidade. A consultora de imagem e estilo Patrícia Dums explica que o ideal é manter a mesma intensidade dos tons para que haja harmonia nas produções.

Ela orienta que, ao consultar o círculo cromático, é preciso buscar associações com as cores análogas, que são vizinhas dentro do círculo, como rosa e vermelho, amarelo e laranja; cores complementares, que ficam de frente uma a outra, como laranja e azul, roxo e amarelo; e as tríades, que possuem uma distância de três casas uma da outra, trazendo a forma de um triângulo e identificando cores como azul, vermelho e verde ou verde, roxo e laranja, por exemplo.

Combinações infalíveis

A partir do círculo cromático, fica mais fácil não errar. Mas, se ainda rolar dificuldade em encontrar o melhor tom, experimente colocar uma blusa colorida próxima ao rosto sem maquiagem - e veja no espelho se sua pele não evidenciou manchas ou olheiras.

"Mas, independentemente disso, acredito que todas sabemos quais cores nos deixam mais alegres e animadas. Aquelas que recebemos elogios quando usamos, sabe? Use e abuse delas", acredita Christie. Confira 7 combinações infalíveis para a temporada, inclusive peças com o Classic Blue, eleita a cor do ano de 2020 pela Pantone.

Rosa + vermelho

Amarelo + laranja

Laranja + azul

Amarelo + roxo

Azul + verde

Rosa + laranja

Verde menta + violeta

E o neon?

Misturar dois tons diferentes de neon pode ser arriscado, já que não haverá o contraste desejado dentro do color block. A dica é escolher uma peça neon e ter em mente que ali será o ponto de atenção de todo o visual e usar as regras do círculo de cores para complementar a produção.

Por exemplo: se o verde e o azul ficam bem juntos, o truque é escolher uma blusa fluorescente verde e vestir com um short azul mais discreto. Patricia Dums lembra que uma forma de "acalmar" as cores é apostar em uma terceira peça de cor neutra.

"Desta forma, é possível combinar cores vibrantes e transitar até no ambiente de trabalho, se o dress code da empresa permitir", completa.

Moda