Topo

Mulher descobre ter duas vaginas e dois úteros durante a gravidez

Condição é conhecida na medicina como útero didelfo ou duplo - iStock
Condição é conhecida na medicina como útero didelfo ou duplo Imagem: iStock

De Universa

16/02/2020 15h04

Uma professora de Michigan, nos Estados Unidos, descobriu, ao fazer um ultrassom de rotina durante a gravidez, que tem duas vaginas e dois úteros. Bethany McMillin surpreendeu os médicos por sua condição, que na medicina é chamada de útero didelfo ou duplo.

Ela acabou tendo um aborto espontâneo durante a gestação, que ocorreu em 2018. Ficou "devastada", como conta ao jornal "The Daily Mail", ao descobrir que seu problema poderia fazer com que ela não engravidasse novamente, uma vez que aumenta o risco de aborto ou de parto prematuro.

"Eu nunca tinha ouvido falar em algo assim antes, nem sabia que era possível. Não entendi como nasci assim e nunca descobri", disse ao jornal.

Cerca de um ano depois, Bethany descobriu que estava grávida novamente. Ela diz ter se segurado para não ficar muito animada, pois sabia dos riscos. "Não me permiti ter esperança até o ultrassom na nona semana, quando vi o coração saudável do meu bebê batendo", falou. Ela deu à luz a filha Maeve em setembro de 2019.

Ela ainda dá um conselhos às mulheres: "Conheça seu próprio corpo. Essa condição é rara e pode variar muito de pessoa para pessoa. Há muitas coisas desconhecidas e, mesmo o que se sabe a respeito, pode não se aplicar a todas as mulheres", finalizou.