Topo

Hit dos anos 90, sandália transparente volta com força e cara de tendência

Os sapatos transparentes de Simaria - Reprodução/Instagram
Os sapatos transparentes de Simaria Imagem: Reprodução/Instagram

Jéssica Arruda

Colaboração para Universa

31/01/2020 04h00Atualizada em 02/02/2020 12h59

O sapatinho de cristal imortalizado nos pés da Cinderela caiu no gosto das fashionistas e invadiu as ruas nesta temporada. A transparência nos calçados vista na década de 90 voltou com força total, repaginando materiais e shapes: saltos, plataformas, detalhes e cabedais invisíveis ganharam releituras mais modernas que viraram tendência entre as famosas.

Beyoncé, Anitta, Sabrina Sato, Ivete Sangalo, Marina Ruy Barbosa já ostentaram looks com sandálias invisíveis. E os sapatos que marcaram uma geração inteira ressurgem em modelagens atuais, transitando por diversos estilos - das sandálias com salto block para o dia a dia aos scarpins e sapatos naked heels que conferem elegância à produção. Isso sem contar as sandálias de bico quadrado que são verdadeiros hits da estação.

Tudo com uma pegada tecnológica que oferece conforto em materiais flexíveis e resistentes, aliando conforto à tendência. "A grande vantagem dos modelos que utilizam transparência é a versatilidade. Como a maior parte tem ausência de cor, deixando o foco para a pele, combina com todas as tonalidades e estampas do vestuário, promovendo até mesmo um efeito de alongamento da silhueta", explica Anderson Haag, estilista da Via Uno.

Plástico que sua e escorrega?

As versões atuais estão bem diferentes daqueles modelos de plástico comum que causavam suor e acabavam sendo bem escorregadias. Materiais como vinil, por exemplo, deixam as sandálias invisíveis mais estilosas com a cara de 2020.

Para assimilar a tendência que promete não ser tão passageira assim - já pode ser vista inclusive nas coleções de inverno de diversas marcas -, o truque é começar aos poucos, incorporando a transparência nos detalhes do sapato. "Modelos com somente uma tira transparente ou uma parte que deixe a pele à mostra são ideais para começar a se acostumar a usar", recomenda Haag.

Muito além do casual

A referência casual destes modelos transparentes ficou para trás. Hoje é possível encontrar sandálias de tira transparente e sapatos invisíveis que transitam em diversos ambientes, de festas glamourosas a espaços corporativos. E tudo depende, é claro, do outfit escolhido - e também do modelo do sapato.

A transparência no calçado colabora bastante na hora de escolher o look, permitindo a combinação com peças ousadas com brilho até produções mais discretas. A neutralidade do acessório cai bem em looks de trabalho, com camisas, terninhos e peças em alfaiataria.

"Uma sandália básica de salto é um ótimo investimento, vai do trabalho à balada. Na hora da compra, minha sugestão é optar por calçados que, além do vinil, tenham outras cores mais neutras em recortes, como bege e preto", recomenda Fernanda Jordani, coordenadora de estilo da Zattini.

Contraponto com peças chamativas

A sandália invisível confere equilíbrio ao visual com peças multicoloridas do verão. No caso da transparência colorida, seja neon ou outros tons vibrantes, o truque é compor com looks minimalistas e lisos. O mesmo vale para modelos que chamam atenção por si só, com tiras que amarram nas pernas, versões com brilho ou recortes chamativos.

"Fica muito interessante quando misturamos transparência com couro, tachas e até tecidos. Minhas apostas de looks seriam vestidos longos em tons quentes como coral e amarelo, jeans, calças estampadas, saia midi... É uma sandália bem democrática", afirma a consultora de moda Betina Herrmann.

Para durar mais

Para a sandália invisível durar mais e evitar odores indesejados nos pés, a dica é limpar o calçado apenas com pano úmido sempre após o uso. E deixar secar completamente antes de guardar. Nem é preciso dizer para não lavar na máquina ou usar produtos químicos que podem agredir o material e comprometer durabilidade do sapato.