Topo

Sucesso entre famosas, sandália de bico quadrado é destaque da Couromoda

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Aline Fava

Colaboração para Universa

13/01/2020 04h00

Botas sem salto, com salto, cano baixo, coturnos, sim, todas essas opções serão encontradas nas lojas quando o verão for embora. Mas, segundo as tendências apresentadas na 47ª edição da Couromoda, que acontece de hoje até quarta-feira no Expo Center Norte, em São Paulo, uma das grandes novidades entre os calçados do outono-inverno 2020 é a sandália de bico quadrado.

Também conhecido como square toe, o bico quadrado apareceu em desfiles de grifes como Celine e Jacquemus, mas emplacou mesmo e virou hit do Instagram nas criações da marca italiana Bottega Veneta, que agradou em cheio as fashionistas gringas do street style com a stretch sandal, modelo que tem uma "sobra" na ponta e conquistou as famosas mais antenadas, como Bruna Marquezine, Sabrina Sato e Fiorella Mattheis.

Meline Moumdjian, designer, consultora no segmento de calçados e coordenadora dos cursos de calçados e bolsas do IED, Istituto Europeo di Design, conta que não só a sandália, mas também os sapatos e botas de bico quadrado que serão uma forte tendência neste inverno 2020: "Eles atendem à tendência minimalista que traz roupas de alfaiataria, recortes e formas mais marcadas assim como estruturas mais limpas. Com menos detalhes, algumas texturas e materiais nobres".

"Nessa questão do minimalismo representado nestes produtos acima citados, temos formas bem desenhadas e marcadas e poucos detalhes pois é o design da forma do calçado que dá elegância e diferencial estético ao produto", explica Meline.

Bico quadrado da Ferrucci - Divulgação/Ferruci - Divulgação/Ferruci
Sandália de bico quadrado da Ferrucci
Imagem: Divulgação/Ferruci
O formato reto e quadrado não fica só no bico dos calçados. Ele também está presente nos saltos geométricos dos mais variados modelos, como sandálias, sapatos fechados, mules ou botas.

Meline aponta outra tendência para ficar de olho neste inverno:" 80's, com seus metalizados e blocos de cor que aparecem dando uma energia master ao produto".

Além das sandálias, as cores néon serão outra tendência geralmente associada ao dias ensolarados que permanecerão vivas durante o outono-inverno, mas Meline explica que os tons vibrantes estarão nas linhas de calçados esportivos e urbanos em pequenos detalhes e não tão presentes como no verão.

Salto geométrico de Jorge Bischoff - Divulgação - Divulgação
Salto geométrico de Jorge Bischoff
Imagem: Divulgação
Fãs de animal print, podem se alegrar! Botinhas e sapatos com texturas, como a de cobra, que bombou no street style em 2019, estão entre os lançamentos das marcas expositoras na Couromoda.

Já entre os sapatos mais pesados, os coturnos se destacam e não ficarão só no pretinho básico. Vinil e cores fortes como o vermelho estão entre as opções do calçado que alia conforto e estilo aos looks.