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FPF e clubes do Paulistão criam campanha para mulheres frequentarem jogos

Getty Images
Imagem: Getty Images

De Universa, em São Paulo

21/01/2020 17h51Atualizada em 21/01/2020 22h45

Os 16 clubes participantes do Paulistão Sicredi 2020 e a Federação Paulista de Futebol se uniram para criar um movimento a fim de ampliar a presença de mulheres nos jogos de futebol em São Paulo: o #ElasNoEstádio.

O conceito do movimento será o único tema de impacto social na competição em 2020 —a cada temporada haverá um mote específico. A ideia para este ano foi concebida a partir de duas pesquisas: quantitativa, do Datafolha, que apontou o baixo número de mulheres nos jogos; e outra, qualitativa, do Ibope/Repucom.

Encomendada a partir do desejo da Comissão de Comunicação e Marketing da FPF e Clubes em ampliar a presença feminina no futebol, a pesquisa foi realizada em dezembro, ouvindo três perfis de mulheres: as que não frequentam estádio, as que vão eventualmente e as assíduas dos jogos.

O resultado do levantamento indicou que o conceito familiar ou social de que o estádio não é local adequado para mulheres é um dos principais fatores para afastar o público feminino do futebol. E que, neste contexto, as mulheres entrevistadas relatavam a falta de companhia ou incentivo em seu círculo social para frequentar as partidas.

A partir dessas constatações, FPF e clubes lançam o movimento #ElasNoEstádio, cujas iniciativas serão:

  • Atendimento especial às mulheres nos estádios, para que possam relatar assédio, ofensas e violência. Nos jogos na capital, haverá, preferencialmente, delegadas para atender o público feminino
  • Abertura de canal de comunicação exclusivo para mulheres darem sugestões, criticarem ou até mesmo denunciarem crimes ou ofensas: elasnoestadio@fpf.org.br;
  • Incentivo a coletivos e grupos femininos para que possam ir juntas aos estádios
  • Além destas ações iniciais, que visam oferecer respaldo às mulheres interessadas em frequentar os estádios, FPF e clubes mapearão mais iniciativas que serão desdobradas ao longo do ano, a fim de atender os anseios do público feminino e proporcionar uma experiência mais atraente às torcedoras.

Entrevista seletiva

Se as mulheres sofrem com essa restrição social de não ter abertura nem incentivo para ir aos estádios, a entrevista coletiva para lançar o Movimento #ElasNoEstádio reproduziu com os jornalistas homens essa sensação.

Apenas jornalistas mulheres e cinegrafistas puderam acompanhar in loco a entrevista da diretora de futebol feminino da FPF e embaixadora do #ElasNoEstádio, Aline Pellegrino, e da coordenadora de Marketing do Botafogo-SP e representante dos clubes, Laura Louzada.

Os repórteres do sexo masculino assistiram pela TV a coletiva, em um ambiente separado. Só tiveram acesso às entrevistadas após o término do evento.

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