Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


Emilia Clarke revela dúvida sobre se tornar mãe em "mundo assustador"

A atriz britânica Emilia Clarke - Valerie Macon/AFP
A atriz britânica Emilia Clarke Imagem: Valerie Macon/AFP

De Universa

01/12/2019 16h14

A atriz Emilia Clarke, a Daenerys da premiada série "Game of Thrones", revelou, em entrevista ao jornal britânico The Guardian, ter dúvida sobre se tornar mãe atualmente. O motivo é a situação política e ambiental do mundo, que considera assustadora.

"O mundo está assustador no momento, tanto política quanto ambientalmente", diz. "Há políticos empurrando as pessoas para os limites absolutos de seus parâmetros de esquerda versus direita, e o meio-termo em que todos estávamos vivendo até agora virou um terreno baldio porque os dois lados são vida ou morte. Parece muito mais polarizado e extremo do que nunca", comenta.

"Aí você tem uma mulher de 33 anos como eu se perguntando: 'Devo trazer crianças para este mundo? Se sim, como ela se sentirá? Parece assustador. E eu não estou sozinha [nessa dúvida]."

Na entrevista, Emilia fala ainda sobre seu filme mais recente, "Uma Segunda Chance Para Amar", em cartaz nos cinemas brasileiros. O longa é no estilo água com açúcar, mas traz um toque de crítica política em seu enredo ao questionar os efeitos do Brexit, que referendou a separação do Reino Unido da União Europeia.

Em uma das cenas, um casal em um ônibus de Londres é ofendido e instruído a voltar para onde vieram. "E Emma [Thompson, também no elenco] disse: 'Vamos lá, sejamos honestos: todos nós não testemunhamos algo parecido?'" Emilia atribui tamanha sensibilidade à equipe feminina do filme. "Você não precisa ter uma vagina para fazer isso, mas a diferença está nessa ligeira... Falta de patriarcado?", brinca.

A atriz ainda falou sobre o grave problema de saúde que teve aos 24 anos: uma hemorragia subaracnóide, sangramento no cérebro que pode causar sequelas seríssimas e até levar à morte. A revelação do problema foi somente em março deste ano. "Foi angustiante compartilhar isso, para ser honesta. Sempre é, quando você se torna vulnerável. Eu não queria que as pessoas pensassem em mim como uma doente."

Pausa