Topo

Mulheres vão dominar o mundo até 2030, prevê o sociólogo Domenico De Masi

O sociólogo italiano Domenico De Masi - Adriano Vizoni/Folhapress
O sociólogo italiano Domenico De Masi Imagem: Adriano Vizoni/Folhapress

De Universa

14/11/2019 14h42

Nada de distopias como O Conto da Aia. Em pouco mais de 10 anos, as mulheres terão dominado o mundo — pelo menos de acordo com o sociólogo italiano Domenico de Masi, que lança o livro O Mundo Ainda É Jovem em parceria com a jornalista Maria Serena Palieri.

"Em 2030, as mulheres viverão em média três anos a mais que os homens, serão 60% por cento dos estudantes universitários, 60% dos graduados e 60% dos titulares de mestrado. E muitas mulheres se casarão com um homem mais novo que elas", prevê de Masi, em entrevista ao jornal O Globo. "Por tudo isso, elas estarão no centro do sistema social".

O sociólogo acredita que, justamente por estarem no comando, as mulheres serão tentadas a exercer o poder com a mesma "dureza" típica dos homens, que, para ele "deriva dos erros sofridos nos dez mil anos anteriores".

De Masi crê, no entanto, que em 2030 os valores tidos como feminismos, como estética, subjetividade, emoção e flexibilidade "terão colonizado os homens". "Fluidez sexual, pansexualidade e androginia se espalharão no estilo de vida", prevê.

Direitos da mulher