Topo

Meninas queriam ver 'cientista brilhante' e ela usou vestido de lantejoulas

Rita J. King usou um vestido de lantejoulas em palestra na NASA porque meninas queriam ver uma cientista "brilhante" - Reprodução/Youtube/TEDxYouth@NASA
Rita J. King usou um vestido de lantejoulas em palestra na NASA porque meninas queriam ver uma cientista "brilhante" Imagem: Reprodução/Youtube/TEDxYouth@NASA

De Universa, em São Paulo

05/11/2019 12h23

Rita J. King é uma cientista e consultora científica que deu uma palestra para estudantes da NASA usando um vestido chamativo de lantejoulas. A escolha do figurino foi porque, antes da sua apresentação, ela recebeu uma pedido especial: as meninas ali queriam ver uma "cientista brilhante", literalmente.

O caso aconteceu em 2011, mas a história voltou a tona depois que ela compartilhou no Twitter. Em entrevista ao "Buzzfeed News", ela contou que estava limpando seu guarda-roupa quando encontrou o vestido brilhante, ainda com o broche da NASA colado nele, então se lembrou da história.

Ela ia participar de um TEDxYouth NASA em 19 de Novembro de 2011 para estudantes. Um dia antes do evento um coordenador entrou em contato com um pedido especial: "Um grupo de meninas escreveu uma carta solicitando que eu usasse algo brilhante para o evento, porque elas queriam acreditar que as cientistas poderiam ser brilhantes", disse ao site. "Elas queriam ver uma 'nerd cintilante'".

Ela achou o pedido importante e correu para encontrar o vestido mais cintilante possível. "Encontrei o vestido mais brilhante que pude. Queria mostrar a elas que as ouvi".

A postagem no Twitter gerou inúmeras reações de apoio e diversas mulheres questionaram a crença de que não se pode ser brilhante (no sentido de inteligente) e utilizar roupas mais "femininas".

"Isso é muito importante. A ideia de que masculino é sério e feminino é frívolo limita as opções que as meninas veem para elas mesmas e para suas vidas futuras. Isso mostra que elas não precisam escolher entre seus interesses e suas identidades. A ciência é para todos. Obrigada!", escreveu uma usuária.

"É por isso que eu odeio a reação anti-rosa predominante entre tantos espaços para mães. Não há nada errado em ser feminino, e isso não deve impedir você de trabalhar em áreas dominadas por homens!"

"Ao crescer, absorvi a mensagem de que as coisas femininas eram infantis e não-sérias. Uma das grandes alegrias da minha vida adulta foi abraçar coisas brilhantes e bonitas".

"Por que devemos escolher entre ser uma cientista e ser brilhante? Eu fui envergonhada por usar salto alto por anos, 'como você pode trabalhar o dia inteiro no laboratório com isso em seu pé...' Nós nos apresentamos como queremos, com ou sem batom"