Topo

Mulheres sauditas poderão alugar quartos de hotel sozinhas

 Mulheres sauditas no saguão de embarque do aeroporto de Jeddah em agosto de 2019 - AFP/Getty Images
Mulheres sauditas no saguão de embarque do aeroporto de Jeddah em agosto de 2019 Imagem: AFP/Getty Images

De Universa

05/10/2019 12h11

A Arábia Saudita está permitindo que as mulheres reservem quartos de hotel sozinhas. A medida deve facilitar que elas viajem mais desacompanhadas. O governo também decidiu que homens e mulheres estrangeiros, solteiros, aluguem quartos de hotel juntos, sem provar que têm alguma relação. A medida visa atrair turistas, segundo a "Reuters".

Até recentemente, homens e mulheres independentes, incluindo estrangeiros, podiam ser severamente punidos caso se misturassem em público, mas as rígidas regras foram relaxadas nos últimos anos. Ano passado, as mulheres conquistaram o direito de dirigir, e em agosto último elas passaram a viajar para o exterior sem precisar da aprovação de um homem.

Segundo a Comissão Saudita de Turismo e Patrimônio Nacional, todos os cidadãos sauditas devem mostrar identificação ou comprovante de relacionamento ao fazerem uma reserva em hotéis. O órgão informou ainda que isso não é necessário para turistas estrangeiros. Mulheres, incluindo sauditas, podem reservar e ficar em hotéis sozinhas, fornecendo identificação no check-in.

A Arábia Saudita abriu suas portas na semana passada a turistas estrangeiros de 49 países, na tentativa de expandir esse setor e diversificar sua economia das exportações de petróleo. Como parte da mudança, decretou que os visitantes não precisam usar túnicas pretas que cobrem tudo, mas devem vestir-se com modéstia. O álcool continua proibido.

As mudanças fazem parte da ambiciosa agenda de reformas econômicas e sociais do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. As autoridades estão esperando 100 milhões de visitas anuais até 2030, o que pode aumentar ainda mais as fronteiras e provocar uma reação conservadora.