Topo

Hillary Clinton: decisão mais corajosa que tomei foi a de continuar casada

David Goldman/AP
Imagem: David Goldman/AP

Do UOL, em São Paulo

01/10/2019 17h18

Hillary Clinton afirmou, em entrevista hoje à rede de TV norte-americana ABC, que a decisão mais corajosa que tomou na vida foi a de continuar casada com Bill Clinton após o escândalo sexual envolvendo o então presidente dos Estados Unidos e a estagiária Monica Lewinsky em 1998.

"Acho que a coisa mais corajosa que fiz - bem, pessoalmente - foi tomar a decisão de permanecer em meu casamento", disse a ex-primeira-dama. "Publicamente, politicamente, (foi) concorrer à presidência", acrescentou a democrata, derrotada nas primárias do partido em 2008 por Barack Obama e nas eleições de 2016 pelo republicano Donald Trump.

A declaração de Hillary surpreendeu sua filha, Chelsea Clinton. As duas estão lançando o livro The Book of Gutsy Women: Favorite Stories of Courage and Resilience ("O livro das mulheres corajosas: histórias preferidas de coragem e resiliência", em tradução livre). Presidente ao programa, Chelsea não soube o que comentar.

Livro Hillary Chelsea - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
"Estou tão chocada com a resposta de minha mãe que fiquei sem palavras. Tenho muito orgulho de ser sua filha", disse Chelsea Clinton.

O escândalo entre Bill Clinton e Monica Lewinsky veio a público em 1998, embora a versão da ex-estagiária da Casa Branca afirmasse que os encontros com o presidente ocorreram entre 1995 e 1997. Clinton foi alvo de um pedido de impeachment, que não se concretizou.

No livro What happened (em tradução livre, "o que aconteceu"), lançado por Hillary em 2017, ela conta sua versão da convivência com Bill Clinton diante das denúncias de infidelidade.

"Em alguns momentos, eu tinha muitas dúvidas se nosso casamento poderia sobreviver", relata ela. "Mas naqueles dias eu me perguntei sobre o que importava mais para mim: eu ainda o amo? E eu ainda consigo estar casada sem me tornar irreconhecível pela raiva ou pelo ressentimento? As respostas foram sempre sim", completou.