Topo

Tire a 'zica' no ambiente de trabalho: plantas e pedras harmonizam energia

Heloísa Noronha

Colaboração para Universa

30/09/2019 04h00

É no trabalho que as pessoas costumam passar a maior parte do dia. Independentemente do cargo e do tipo de empresa, ou até mesmo se a tarefa é feita em home office, o ideal é que o local seja de tranquilidade e boas energias.

Tem a ver com radiação e vibração, como explica a parapsicóloga clínica Adriana Borges, de São Paulo (SP). "Tudo o que possamos imaginar tem energia, pois tudo é composto por átomos e vibra em uma frequência emitindo uma radiação específica. A própria Terra vibra numa determinada frequência e as pessoas também. Independentemente da crença, temos energia vital, mental e espiritual".

Plantinhas, pedras e limpeza

Algumas mudanças simples, porém eficazes, podem fazer toda diferença na energia do lugar.

Como? Com plantas, aromas e pedras específicas, além de maior dedicação à organização da área de trabalho. Dessa forma, as ideias fluem melhor e os caminhos para a prosperidade se abrem com mais facilidade. Porém, lembre-se: nem todas as pessoas curtem ou acreditam em coisas ligadas à energização. Portanto, procure aplicar as ideias a seguir na própria mesa de trabalho, ok?

Tudo limpo e organizado

Segundo Marcia Pugliesi, terapeuta humanista e numeróloga, de São Paulo (SP), manter a ordem e a organização de documentos é imprescindível.

"Periodicamente, jogue fora papéis e folhetos que não têm utilidade", sugere ela, que recomenda atenção especial às contas pagas, que devem ser arquivadas em pastas de fácil acesso para quando for necessário.

Cuidado, também, com o excesso de lixo acumulado e com restos de comida ou guloseimas nas gavetas. "Lembre-se que o externo reflete o que está no nosso interno e vice-versa", diz. "Gavetas e armários bagunçados demonstram uma mente desorganizada, sem criatividade, ansiosa e, ao final do dia, esgotada. Não se desfazer do lixo acaba estagnando energias, o que atrapalha e traz desequilíbrio em nosso lado espiritual e em nossas conquistas".

Evite ainda o acúmulo de coisas sem uso, como relógio parado e itens quebrados, e objetos cortantes sobre a mesa. Tesouras e estiletes devem ficar guardados.

Verde para purificar

Plantas e flores naturais sempre trazem boas vibrações, desde que regadas com frequência e cuidadas com carinho. Quando secar, jogue fora e troque.

De acordo com a consultora em Feng Shui Sônia Carvalho, que também é astróloga, numeróloga, e taróloga, a azaleia é uma ótima opção para harmonizar o ambiente contra energias negativas e transmitir o bom fluxo da energia.

"Já as violetas purificam o local, enquanto o lírio-da-paz, como o próprio nome já diz, estimula a serenidade, a socialização e a purificação", conta. Outras possibilidades: o bambu, que simboliza a flexibilidade, a resistência e a longevidade, e as orquídeas, que além de lindas, incentivam a comunicação e a boa convivência com colegas e clientes. Há nessa flor também o símbolo da resistência aos percalços do dia a dia.

Você pode deixar as plantas em vasos, na sua mesa, ou no chão.

Atrair o bem-estar com imagens positivas

A parapsicóloga Adriana Borges aconselha colocar na mesa de trabalho algumas imagens que lhe tragam boas lembranças e boas energias, a fim de elevar a autoestima e a força mental.

Exemplos: fotos da família, registros de uma viagem inesquecível, um troféu ou uma medalha do esporte que gosta de praticar ou algum objeto de decoração de metal ou multicolorido para ativar a criatividade.

O ideal, segundo os preceitos do Feng Shui, é deixar tudo isso à sua direita, lado que rege a área dos relacionamentos. "Não coloque nenhum enfeite nem nada pontiagudo, porque isso remete a brigas e discussões",diz a especialista Sônia.

Figuras religiosas

Para o fortalecimento espiritual, você pode colocar na mesa imagens de anjos (São Miguel Arcanjo, Arcanjo Rafael ou Gabriel), figuras que tenham a ver com sua religiosidade, como deuses, orixás, mensageiros ou livros que tragam mensagens positivas. Para quem acredita, vale a pena investir em um pequeno livro de Salmos. "Quando não se sentir bem, leia o Salmo 91, evoque a paz interior e sinta-se de bem com a vida", sugere Adriana.

Lado esquerdo: a área da prosperidade

Levando em conta que a sua área de prosperidade é o lado esquerdo da mesa, ative esse local que move a energia do dinheiro. Coloque ali um cristal multifacetado e os projetos em andamento. Evite colocar a lixeira no canto esquerdo, por conta do que representa.

Abuse do poder das pedras

As pedras são ótimas para atrair vibrações positivas. A terapeuta Marilda Franco de Oliveira Chiuzini, de São Paulo (SP), recomenda a selenita branca, em placa ou em formato de catedral, porque ela faz uma limpeza astral e renova as energias.

"É uma pedra que fica bonita em qualquer lugar, decora seu ambiente", completa. Quem precisa gerenciar muitas pessoas — e, portanto, muitos conflitos — pode contar com um combo, chamado de "tríade". "Juntas, formam um bloqueio de proteção que potencializa bons resultados", fala Marilda:

  • Turmalina negra, que colocada próxima ao computador transforma as energias eletromagnéticas indesejadas
  • Cianita azul, ao centro e à frente da mesa,
  • Drusa de cristal, na outra ponta

Quando a demanda de trabalho é volumosa e exige execução rápida a melhor aposta é a sodalita, pedra que nos centraliza, deixa atentos e mais assertivos. A ametista é excelente para atrair amigos, apaziguar conflitos e transmutar energias indesejadas, mas não deve ser colocada no mesmo local onde você recebe ou guarda dinheiro.

Aromatizadores de ambiente

Aposte em cheiros bons para manter o ambiente de trabalho energizado. Gengibre e alecrim deixam o ar mais leve, revigoram e trazem mais ânimo. Laranja e limão estimulam a criatividade e o desempenho mental.

"Caso goste de incensos, confira se isso não vai causar um conflito com os colegas de trabalho, pois nem todo mundo gosta do cheiro. Os aromas indicados para deixar o ambiente mais tranquilo são laranja, limão, alecrim, gengibre, hortelã ou lavanda", orienta a consultora de Feng Shui Sônia.

Força do pensamento

Para Sônia, por fim, o mais importante é a intenção que você coloca em cada canto e objeto usado.

"Nunca coloque um cristal, uma planta, uma foto ou qualquer objeto de harmonização em sua mesa sem colocar no ato uma intenção, um desejo. Você precisa nomear qual é a função de cada um desses elementos usados para que eles trabalhem trazendo a mudança que você espera", diz ela. Tudo pode ficar ainda melhor, com a energia circulando, em locais com boa ventilação, iluminação adequada e fácil acesso.