Topo

Eles são orgulhosos: como o ascendente afeta a personalidade de Leão

Eles têm autoconfiança e um magnetismo danado... - MrRuj/Getty Images/iStockphoto
Eles têm autoconfiança e um magnetismo danado... Imagem: MrRuj/Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias

Colaboração para Universa

24/07/2019 04h00

O Sol na casa de Leão traz à tona a força, o brilho, o carisma e a aptidão tão característicos dos nascidos neste período.

Aliás, o Sol também é o regente do signo, o que torna o leonino uma pessoa única em sua essência e bastante magnética. "Leão tem como marcas a confiança, o talento, a generosidade, a criatividade, a alegria e, também, o orgulho, o ego e a centralização do poder", comenta Serena Salgado, astróloga do Astrocentro.

Detalhe: essas características podem ser influenciadas e até alteradas pelo ascendente, como a especialista Serena mostra a seguir.

Leão com ascendente em Áries

O mix de dois signos regidos pelo elemento Fogo faz com que o entusiasmo, a energia, a autoconfiança e a criatividade de Leão se fundam com a força de combate, o pioneirismo, a liderança e o movimento de Áries. O resultado é uma personalidade enérgica e controladora, mas também carismática, empreendedora, que sabe o que quer e vai atrás dos objetivos.

Leão com ascendente em Touro

Essa combinação desperta no leonino a ambição pela segurança, prosperidade e comodidade, além do bom gosto para tudo o que é refinado - da culinária às viagens e bens de valor. Inclui ainda o senso criativo e artístico. Após os 28 anos de idade, quando o ascendente começa a se mostrar com mais intensidade, Touro ensinará ao ansioso leonino que, somente com paciência, um pouco de rotina e praticidade, ele vai conquistar tudo o que quer.

Leão com ascendente em Gêmeos

Fogo, elemento de Leão, e Ar, de Gêmeos, provocam uma grande combustão, que se traduz em vivacidade, muitas ideias, inteligência e movimento. Mercúrio, o regente geminiano, traz leveza e a vontade de se manter com esse perfil mais jovem, mesmo em idade adulta. Leão gosta de crescer e cria mil e uma possibilidades para isso, mas a dualidade de Gêmeos, com suas instabilidades, não dará muito espaço para manter o que ele conquista ou mesmo criar raízes.

Leão com ascendente em Câncer

Eis um conflito clássico entre o signo regido por Fogo e outro por Água. Leão quer sempre ganhar o mundo se expondo, sendo uma presença marcante. Mas por volta dos 30 anos, a energia de Câncer passa a pedir recolhimento, quietude, o que cria uma capa protetora, trazendo a lição de que, às vezes, o que temos no aconchego da família ou na seletividade é muito melhor do que tudo o que possa ser conquistado lá fora.

Leão com ascendente em Leão

A duplicidade em Leão acentua a energia do signo. Isso significa que a percepção da própria identidade fica muito intensa. Torna-se forte a necessidade de se impor no mundo, de criar sua rotina e uma vida cheia de movimento, com condições de crescimento material, além da necessidade de ser elogiado, de mandar e controlar. Quem nasce sob essa influência precisa aprender a conter os excessos do ego, entendendo que nem tudo gira em torno de sua vida.

Leão com ascendente em Virgem

A energia do signo de Leão, quando o ascendente é Virgem, traz mais critério e seletividade para o nativo. Só que, com isso, o leonino acostumado a ser mais impulsivo e ativo tem que diminuir seus ímpetos em prol do racionalismo. Isso pode render uma conduta mais prática e objetiva, transformando-o em alguém comedido, menos impetuoso e mais sistemático. Existe o risco de inibir as qualidades espontâneas e mais assertivas de Leão.

Leão com ascendente em Libra

Quando o leonino tem ascendência em Libra, a energia do Fogo se encontra com a do Ar, o que dá um gás bem interessante à personalidade. O nativo busca lapidar seus ímpetos e seu jeito meio agressivo e direto, tentando ser mais diplomático, tolerante e equilibrado nas ações. O reflexo mais positivo da energia libriana é nos relacionamentos: acostumado a seguir apenas suas vontades, Leão se empenha em ser mais compreensivo, buscando conciliações em situações turbulentas.

Leão com ascendente em Escorpião

Como ascendente, Escorpião traz uma energia muito direta, enérgica e objetiva, ressaltando essas mesmas qualidades que os leoninos já possuem. Entretanto, com a mistura escorpiana do elemento Água e regência de Marte com o Fogo e o Sol regente de Leão, cria-se uma situação que pode ferver essa água em temperaturas tão elevadas, causando dor, com atitudes enfáticas e sem qualquer tipo de diplomacia. Escorpião traz mais estratégia para o leonino, que busca maior segurança e estabilidade, criando a possibilidade de manifestar praticidade e racionalismo. Porém, também pode inibir o lado criativo e confiante do nativo.

Leão com ascendente em Sagitário

Essa energia duplica a força do elemento Fogo, trazendo a vontade de olhar sempre para novos caminhos e horizontes amplos, em busca de acomodar a grandeza da vida. Nessa combinação de Leão com Sagitário, nada pode ser pequeno ou contido - tudo tem que ser claro, grande e expandido. Surge uma personalidade exuberante, que não será esquecida por quem conhece o nativo. Pontos a serem observados: excesso de franqueza (que pode ser entendido como grosseria) e espontaneidade (risco de refletir indelicadeza).

Leão com ascendente em Capricórnio

Quando temos a energia capricorniana no ascendente, resgatamos a força do regente deste signo - no caso, Saturno, que coloca rédea curta na personalidade leonina, sempre tentando ser notada e fazer sucesso. A força de Capricórnio ajuda a conter ações e transformar afobação e ansiedade em paciência, ao mesmo tempo que acarreta responsabilidades. Também ajuda a expandir ganhos materiais, obter sucesso em empreendimentos e tornar o nativo mais comedido.

Leão com ascendente em Aquário

Aqui, os opostos se encontram. O leonino tem que se esforçar para olhar menos para si mesmo, trazendo seu lado criativo e talentoso para o mundo. Ao mesmo tempo, precisa incorporar o papel do aguadeiro - o símbolo do signo de Aquário -, colocando seu trabalho em favor da humanidade. Assim, surge a necessidade de criar possibilidades sociais, servindo ao todo (e não apenas aos próprios desejos), o que o ascendente consegue trazer para a vida do nativo.

Leão com ascendente em Peixes

Com a ascendência em Peixes, a energia do leonino se abre para um lado sensível e criativo, em que a arte e a percepção dos sofrimentos das pessoas podem mexer bastante. Desta maneira, é possível que surjam conflitos internos. Leão não precisa de aprovação dos outros, exceto para firmar seu ego no mundo. Mas pela insegurança pisciana, precisa resgatar a noção de autoconfiança, de vez em quando.