Topo

Metalizado: como usar a tendência do brilho durante o dia e à noite

Laura Reif

Colaboração para Universa

23/01/2019 04h00

O metalizado é uma das tendências mais fortes de 2019. Com um ar meio anos 1980, meio futurista, ela chegou brilhando nos oxfords para deixar o visual street mais brilhante, se destacou na moda praia entre as famosas e promete chegar ao seu guarda-roupa. O melhor é que até quem curte um visual mais básico pode investir em uma única peça e fazer bonito nos looks. 

Para os iniciantes que não sabem por onde começar, a consultora de moda Priscilla Guedes explica que o segredo é testar aos poucos. "Começar pelos acessórios é uma ótima alternativa para perder o medo, por serem peças menores dentro da composição geral", recomenda.

Quer se jogar no brilho? Veja seis dicas para compor visuais dos mais discretos aos mais poderosos:

1. Com uma peça

Nunca foi do time das peças prateadas ou douradas, mas ficou com vontade de tentar? Comece com uma peça casual: para quebrar o visual básico, uma calça skinny prateada, como a de Gisele Bündchen, deixa o look mais marcante.

2. Em combinações ousadas

Se você ama os metalizados e quer tentar novas combinações, aposte em peças neon e até em estampas de bicho. "Onça com dourado, tie-dye com prata, floral rosê com ouro rosa... Prove muito até achar a medida certa para você", diz Priscilla. Para não ficar com o visual carregado, vá experimentando para criar looks diferentes. É possível usar um look inteiro metalizado rosa e ficar chique, como Gigi Hadid.

3. No trabalho

Não é só para as festas à noite que servem as roupas metalizadas -- até no escritório elas podem cair bem. "Se o ambiente for mais descontraído, onde todo mundo veste tênis e camisetas, o metalizado volta a fazer parte da turma", diz a estilista Bel Rott. Priscilla dá uma dica: tente usar uma peça marcante num look neutro, como um blazer metalizado com outras peças pretas. Se o escritório for mais formal, é melhor deixar a tendência para os detalhes da roupa -- como fez Ashley Graham -- ou os acessórios.

4. Com mais brilho

Para potencializar o brilho dos metalizados, Bel aconselha combinar dourado com verde-escuro, bordô e preto, enquanto o prata orna com quase todas as nuances de cores. E combinar mais de uma peça brilhante no mesmo look? Para Priscilla, basta escolher tecidos de boa qualidade e deixar o visual para a noite, como fez Gaby Amarantos ao usar dourado com dourado.

5. Em um look street

É fã do estilo street? Priscila aconselha investir em tênis, parcas e jaquetas cortavento metalizadas. Bel recomenda combinar o elemento metalizado com uma calça jeans rasgada. "Sempre orna com uma peça um pouco mais elegante e cria um look bem alternativo", afirma. Que tal usar uma camiseta metalizada com calças esportivas, como a cantora Zendaya?

6. À noite

Para brilhar sem medo à noite em um evento ou numa balada, recorra a peças mais ousadas -- ou ao look metalizado da cabeça aos pés, como fez Izabel Goulart. "Abuse de paetês, pedrarias e aplicações. Lembre-se que a parte do corpo em que o metalizado é usado fica em evidência", diz Priscilla.