Topo

Novidades de beleza

Não é tintura: conheça o tônico que promete reverter primeiros fios brancos

Substância pode evitar o aparecimento de fios brancos  - iStock
Substância pode evitar o aparecimento de fios brancos Imagem: iStock

Paula Roschel

Colaboração para Universa

21/11/2018 04h00

Num belo dia você encara o espelho e lá, em algum lugar bem chamativo da cabeça, está ele: o primeiro fio branco. A boa notícia é que agora já é possível, através dos avanços científicos em prol da beleza, reverter o quadro e voltar a ter cabelos naturalmente pigmentados.

As mechas com ausência de cor podem aparecer no final da casa dos 20 anos, mas o mais comum é que surjam quando você entre na sua terceira década de vida. "Quando os grisalhos aparecem em pessoas mais jovens, a questão genética impacta diretamente no caso. Mas temos duas teorias científicas para o aparecimento dos cabelos brancos: o estresse oxidativo, pelo excesso de produção de radicais livres, e também pelo processo de envelhecimento, quando perdemos naturalmente a capacidade de produção da melanina, responsável pela pigmentação dos fios", diz Mika Yamaguchi, farmacêutica de São Paulo.

Veja também:

As tensões do dia a dia também podem desencadear indiretamente o processo de embranquecimento dos fios. "Traumas que geram queda capilar, como o eflúvio telógeno, o vitiligo capilar ou a alopecia areata, podem levar os próximos fios a nascerem sem pigmentação", explica Joana Darc Diniz, médica do Rio de Janeiro.

Entretanto, em alguns casos é possível "dar uma pausa no relógio" utilizando um peptídeo conhecido como Greyverse ou RE30.

Ele vai agir exatamente no estímulo da melanina e na diminuição do estresse oxidativo: "Este peptídeo está presente numa loção e deve ser aplicado diariamente no couro cabeludo. Os estudos mostraram uma diminuição de 30% da densidade dos fios brancos depois de 90 dias de uso", explica Mika  Yamaguchi. Só que para funcionar é preciso ter os melanócitos ativos, que são as células produtoras de melanina no nosso organismo. Caso contrário, os fios permanecerão sem pigmento mesmo com a loção sendo aplicada de acordo com a indicação de um especialista. "Se você já tem mechas muito densas de fios brancos, não aconselho; pois pode não funcionar. Muitas europeias, nestes casos, optam por tonalizar os brancos, alternativa mais branda que a tintura convencional, e fazer deles uma espécie de reflexo natural. Tantas outras assumem os brancos numa boa", comenta a terapeuta capilar Lucy  Cossenzo.

Além da opção formulada, caso do Greyverse, chega ao Brasil também uma loção que pode ser encontrada em lojas de cosméticos, chamada de RE30, da marca Phyto Paris. "Ele é um produto para uso doméstico que funciona como um cuidado repigmentante para os primeiros sinais de cabelos brancos", comenta Letícia Roselli Stables, farmacêutica especializada em química cosmética. Como o Greyverse, o RE30 tem resultado de 30% da repigmentação dos grisalhos, sem efeitos colaterais e com indicação de uso contínuo.

Greyverse e RE30

O que é: Líquido com peptídeo para devolver o pigmento natural dos fios que ficaram grisalhos.
Resultados esperados: diminuição de 30% da densidade dos fios brancos depois de 90 dias de uso.
Uso: A aplicação é feita todas as noites, depositando o tônico e fazendo pequena massagem por poucos minutos.
Contraindicação: Não há.
Manutenção: Uso contínuo. A indicação de aplicação deve ser feita através de tricologista ou dermatologista.
Valor: Formulado, na concentração de 2% de Greyverse, uma loção de 30ml tem um custo médio de R$ 150. Já o RE30, com 50ml, custa R$ 366.

Novidades de beleza