Topo

O que vestir na casual friday? Veja dicas para acertar na roupa de trabalho

Jessica Arruda

Colaboração para Universa

15/08/2018 04h00

As empresas com código de vestuário rígido e formal geralmente adotam um dia na semana para os funcionários usarem roupas mais leves e descontraídas. A casual friday (sexta-feira casual, em tradução livre) existe com esse objetivo: levar a imagem pessoal para dentro do ambiente corporativo, conferindo personalidade ao look profissional.

Mas isso não significa investir em roupas chamativas, muito curtas ou com decotes ousados. Mesmo na sexta-feira, o dress code da companhia deve ser respeitado. O primeiro passo é entender o nível de formalidade da empresa e estar preparado para eventuais encontros com clientes e reuniões inesperadas.

Veja também

“Casual friday não combina com roupa de balada: se o programa a seguir vai ser esse, é melhor trocar. Devem ser evitadas sempre transparências, saias curtas, decotes exagerados, roupa muito justa ou que precise ficar sendo ajeitada a todo momento”, recomenda a consultora de imagem Marcia Crivorot.

A dica é sempre manter um sapato de salto e um blazer no escritório. Curingas, essas peças deixam mais polida até mesmo a combinação de jeans e camiseta. Na dúvida, confira alguns truques de estilo para escolher um traje que não pareça ousado ou extravagante:

1. Aposte nas cores

Em empresas onde o dress code é rígido, vale a escolha de tons de cores diferentes, saindo do clássico preto e branco. Uma tonalidade vibrante quebra a formalidade e deixa a produção mais estilosa.

“Para empresa muito formal, indicaria cores neutras, em combinações com bege, cinza e marrom, por exemplo. Outra dica importante é que se optar por cores mais quentes, utilizar na parte debaixo do look (calças ou saias), para que a atenção não fique voltada na parte superior”, afirma a professora Rúbia Medeiros Figueiredo Guimarães, do curso de Design de Moda da UniDrummond, de São Paulo.

2. Jeans na medida certa

Se por um lado o jeans deixa o visual mais descontraído, de outro, pode deixar o look de escritório com cara de final de semana. Por isso, é preciso tomar o cuidado de não eleger calças com sinais de desgaste, como jeans rasgado ou desfiado demais. Neste caso, prefira itens com lavagem discreta e modelagem reta.

Camisas jeans são bem-vindas, especialmente em composições com saias até os joelhos. Vestidos no estilo chemise e jaquetas do tecido também podem ser usadas, desde que as combinações fujam de um estilo sexy e muito ousado.

3. Pegada esportiva

Na onda do athleisure, as roupas de ginástica transcendem as academias. Mas não combinam em nada com o escritório. Mesmo na casual friday, peças como calças legging, jaquetas esportivas, bermuda ciclista ou roupas que deixam a barriga de fora não condizem com o ambiente corporativo.

Mas algumas roupas podem ser adaptadas: é o caso do moletom e a track pants. “A peça com friso lateral remete ao look esportivo e pode ser adequada ao ambiente de trabalho se combinada com uma camisa bacana ou blusa com algum detalhe, como assimetria e botões diferenciados”, analisa Marcia Crivorot.

4. Camisetas

As camisetas invadiram as ruas, mas devem ser usadas com moderação no ambiente corporativo. “Se a empresa permitir looks menos formais, as t-shirts são bem-vindas, desde que frases ou estampas não sejam chamativas”, reforça a professora de moda Rúbia Medeiros.

Na dúvida, prefira modelos básicos que podem ser complementados com um blazer ou jaqueta de tecido estruturado, além de acessórios como um lenço e um colar. E cuidado com camisetas com frases ou palavras em inglês: elas podem ter duplo sentido e passar uma imagem que não é aquela desejada.

5.  Acessórios certos

Um ponto de cor em um colar ou bolsa faz toda a diferença na produção para o trabalho. Já o brilho em excesso deve ser evitado, assim como chinelos.

“Acessórios maiores, como brincos, colares ou pulseiras, devem respeitar a harmonia entre eles e não comprometer a comunicação do rosto”, acredita Rúbia. Nos pés, aposte nos sapatos que são tendência: mules de salto baixo e bico fino arrematam o visual tanto com calças como com saias e vestidos, assim como sandálias coloridas com salto grosso, tênis e sapatos versões flats.

Dicas certeiras para a casual friday

  • Prefira roupas que causam a impressão de seriedade e sejam, ao mesmo tempo, descontraídas, combinando com a proposta do dia;
  • Aposte na alfaiataria em contraste com peças como camisetas e tênis;
  • Calça social, saias abaixo do joelho e camisas continuam bem-vindas;
  • Cuidado com lingerie aparente, blusas com decote e peças transparentes;
  • Vestidos são curingas, especialmente modelos com mangas, abaixo dos joelhos e com saias fluidas.