Topo

Casaco-vestido cai no gosto das famosas e vira a aposta do inverno

O casaco-vestido também já foi adotado por Marina Ruy Barbosa - Reprodução/Pinterest
O casaco-vestido também já foi adotado por Marina Ruy Barbosa Imagem: Reprodução/Pinterest

Jéssica Arruda

Colaboração para Universa

19/06/2018 04h00

O casaco que esquenta os looks de inverno consegue compor produções que vão além da dobradinha calça e bota. Já pensou em usar como vestido?

O chamado coat dress traz justamente esse conceito, reunindo características de duas peças em uma só: a feminilidade do vestido com a praticidade do casaco.

Veja também

Do blazer comprido ao trench coat, diversos modelos de casacos podem ser abotoados e acinturados para garantir um visual elegante e prático para qualquer ocasião.  E as celebridades já mostraram que esse truque realmente funciona, tanto no tapete vermelho quanto no dia a dia.

Blake Lively levou seu casaco-vestido vermelho brilhante para a primeira fila no desfile da Michael Kors na última temporada.

Já Rihanna e Selena Gomez apostaram nesta referência em looks mais informais. 

“Além de ser usada como vestido, combina com calças e saias. Vale a pena investir e toda mulher precisa ter pelo menos um modelo que pode ir de ocasiões informais até outras mais sofisticadas”, recomenda a consultora de moda Natália Nascimento.

Como escolher o casaco-vestido?

Por ser uma peça diferente e que chama a atenção, para fazer um bom investimento e usar em muitas temporadas, o truque é apostar em tons neutros como cinza, marrom e preto.

O tecido também merece atenção especial, já que a qualidade vai determinar a durabilidade da peça e a imagem que se pretende passar.

“Para um look mais despojado, use modelagens diferentes e tecidos mais confortáveis, como o moletom, que está super em alta e deixa o visual moderno”, analisa Natália.

Combinações certeiras

Nos ambientes formais, a dica é eleger modelos até os joelhos ou mídi e coordenar com escarpins e botas, como faz muito bem a duquesa Kate Middleton. Em dias muito frios, uma meia-calça grossa completa a produção sem esforço.

Naqueles momentos de folga e descontração, versões mais curtas e com referências esportivas chegam com tudo. Para completar o look, coturnos, botas acima dos joelhos ou aquele tênis moderninho.

O casaco-vestido rende até mesmo combinações para momentos especiais: neste caso, o complemento são os calçados em vermelho, com acabamento em verniz, que deixam o visual poderoso.

“Essa peça é tão versátil que pode ser usada até num casamento no inverno”, completa a consultora de moda.

Dicas para usar a peça

O primeiro passo para não errar na produção é levar em consideração o tipo físico e o local onde se está indo. O comprimento do casaco e detalhes como fendas e abotoamento na frente também devem ser levados em conta.

“Cuidado com os vestidos muito curtos, pois a intenção da tendência é ficar confortável. Se estiver muito curto, vai perder esse conforto”, afirma a consultora de imagem e estilo Sophia Marins.

Se o casaco não for longo o suficiente para servir como vestido, a dica é usar um shortinho por baixo. Mulheres acima do peso podem optar por aqueles modelos acinturados, cores escuras ou listras verticais.

“Peças na altura dos joelhos emagrecem visualmente porque deixam em evidência a parte mais fina da perna”, finaliza.