Unicef lança "garota-robô" que conversa sobre pornô de vingança no Facebook
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) acaba de lançar uma iniciativa inovadora junto ao Projeto Caretas e ao Facebook: um "bot" que conversa com jovens e os alerta sobre como lidar com casos de pornô de vingança.
Batizada de Fabi Grossi, a garota-robô é aquilo que os criadores chamaram de "peça de ficção por chat": ela interage com o usuário que acessa a página do projeto através do Facebook Messenger e conta o vazamento fictício do próprio vídeo, compartilhando sentimentos e enviando selfies a quem começa o papo.
Veja também
- Homossexuais são mais vulneráveis a pornô de vingança, diz estudo
- Atrizes são vítimas de pornô de vingança; e se fosse com você?
- 'A pornografia de vingança quase me matou': o pesadelo da youtuber que processou o ex-namorado que vazou vídeos íntimos dos dois
Fabi está disponível 24 horas por dia para trocar experiências com jovens a partir de 13 anos e ajudá-los a lidar com situações em que eles também foram expostos ao compartilhamento de imagens íntimas sem consentimento. Ela ajuda a encaminhá-los a plataformas que auxiliam em casos de violência online, como a ONG SaferNet Brasil.
"O Caretas é uma ferramenta digital que nos dá a oportunidade de conversar individualmente com cada adolescente, no ambiente em que ele está presente e na linguagem que ele costuma usar. Toda a vivência dele na ferramenta tem o objetivo de criar empatia com a nossa personagem e informá-lo sobre os riscos do ambiente online”, explica a representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer, em comunicado à imprensa.
Cerca de 7,4 mil adolescentes testaram o Caretas entre junho e novembro de 2017 trocando cerca de 1,6 milhão de mensagens com a Fabi. Pouco mais de 40% deles concluíram a experiência.
Destes que chegaram até o fim da história, apenas 39,7% declararam saber o que era sexting e como se proteger de violência online e cyberbullying antes do papo. Esse percentual cresceu para 90,5% depois da troca de mensagens com a personagem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.