Blogueira e estilista são russas acusadas de racismo em Semana de Moda
A it girl Miroslava Duma, uma das pioneiras da "categoria", e a estilista Ulyana Sergeenko se meteram em uma saia justa - figurativamente falando - durante a Semana da Alta-Costura de Paris.
Tudo começou quando Miroslava fez um post em seu Instagram Stories mostrando um bilhete enviado pela amiga estilista, que desfilou sua coleção nessa terça-feira. "To my niggas in Paris" (Para os meus niggas em Paris, em tradução livre), fazendo referência à música "Ni**as in Paris", de Jay-Z e Kanye West.
Leia mais
- Vestido transparente está entre opções para noiva da Semana de Alta-Costura
- Famosos curtem baile de máscaras da Dior durante semana de moda de Paris
- Camila Coelho é destaque em desfile da Semana de Alta-Costura de Paris
Acontece que a palavra niggas, usada por brancos nos Estados Unidos para referirem-se aos negros como pessoas inferiores na época da escravidão, ainda é estigmatizada e, até hoje, considerada extremamente racista e ofensiva. Jovens negros se apropriaram dela como forma de resistência e luta ao preconceito.
Desdobramentos
Depois do post de Miroslava, enxurradas de críticas foram feitas à blogueira e à estilista pelo uso do termo. Fotógrafos, fashionistas e editores de moda condenaram a dupla pela atitude, entre elas, a top Naomi Campbell, que repostou o bilhete em seus Stories, marcou Ulyana Sergeenko e escreveu: "É melhor isso não ser verdade".
Tanto a estilista como a blogueira deletaram o post e se desculparam pelo ocorrido. "Acordei nesta manhã com o meu telefone lotado de mensagens com insultos como 'você merece o pior na sua vida' e 'morra lixo branco' e mais. Eu nasci em uma pequena cidade no leste do Cazaquistão, minha filha é metade armênia, eu nunca dividi as pessoas entre brancos e negros. Kanye West é um dos meus artistas favoritos e NP é uma das músicas de que mais gosto", escreveu Ulyana. "Sim, nós usamos a palavra com N para nos referirmos umas às outras quando queremos acreditar que somos tão descoladas quanto os caras que cantam isso. Peço desculpas a quem eu possa ter ofendido".
A conta do Instagram Diet Prada, conhecida por denunciar as mazelas do mundo da moda, fez um post cobrando um posicionamento de marcas e clientes de Miroslava e Ulyana, entre eles Rihanna e Kim Kardashian. A resposta veio rápido: a grife infantil The Tot, co-fundada pela blogueira, fez um post dizendo que o comportamento dela não condizia com os valores da marca e "com efeito imediato, Miroslava Duma foi removida da diretoria da empresa".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.