Topo

"Sem o espaço nos dentes, seria mais uma", diz modelo comparada a Ronaldo

Nara Alves

Colaboração para o UOL

05/12/2017 04h00

"Só eu achei isso, ou a modelo loira é parecida com o Ronaldinho [Fenômeno]?", dizia um comentário na campanha digital de uma grande marca de cosméticos. Uma resposta chamava a atenção: "Eu sou fenomenal mesmo". Era a modelo Laura Luz Chiesa, 19. Nascida em Curitiba (PR), a jovem é loira de olhos claros e poderia estar dentro do padrão de beleza eurocêntrica. Mas um detalhe chama a atenção: um diastema, espaço entre os dentes da frente. 

Veja também

Laura cresceu ouvindo apelidos como Mônica e Bob Esponja. Responder às pessoas que comentam sobre a sua aparência já é um hábito e acabou até mesmo virando uma piada para ela. "No começo, eu me incomodava [com os comentários], não entendia o porquê de uma falha pequenininha incomodar tanto pessoas que nem me conheciam. Hoje levo na brincadeira, gosto de responder (sem ofender) e brincar com a pessoa. Eu não tenho nenhum problema comigo mesma, amo meus dentes, então não tem motivo para eu me sentir mal", diz a modelo.
 

Nada de aparelho 

Os pais de Laura não a obrigaram a usar aparelho quando ela era criança por acreditarem prematuro começar um tratamento odontológico antes de todos os dentes estarem formados. "Minha mãe achou que eu me arrependeria, porque não poderia abrir os meus dentes novamente", narra Laura, que, por algum tempo, quis usar aparelho. "Eu não gostava dos meus dentes, me achava feia e já aconteceram situações ruins com meninos e pessoas da minha escola". 
 
Atualmente, a ideia de mudar os dentes passa bem longe de sua cabeça. "Nem o meu dentista quer que eu feche os dentes". O bom humor para lidar com comentários ela tira de sua autoconfiança. "Faço piada sobre, acho engraçada a criatividade da galera de inventar nome, mas isso porque sou muito segura de mim", comenta. 
 

Diversidade na moda

Designer e grafiteira, Laura não coloca a carreira de modelo em primeiro lugar e entrar para o mundo da moda nunca foi um sonho. Tanto que ela começou a modelar aos poucos e praticamente sem querer. Amigos dela precisavam de portfólio e pediram para fotografá-la. Ela publicou as imagens em suas redes sociais, as imagens repercutiram e a Squad, agência de São Paulo (SP) especializada em perfis alternativos de modelos, a chamou para ser agenciada deles. "Depois disso, ganhei muita visibilidade na internet e muitas meninas que também tinham os dentes separados vieram falar comigo, dizendo que é muito bom ver gente fora do padrão em propagandas", explica. 
 
Além dos dentes à la Brigitte Bardot, Laura também é considerada curvy pelo mercado da moda. "Eu me considero uma mulher com corpo real de brasileira. Com bunda, peito e barriguinha", fala. Apesar dos olhos claros e das sardas, ela diz que são exatamente essas outras características -- que algumas pessoas podem julgar feias -- que a fizeram ter tanta visibilidade. "Eu só consegui esses trabalhos importantes como modelo por causa dos meus dentes, se eu não fosse assim seria só mais uma no meio da multidão", afirma. 
 
Para a modelo, as marcas estão se preocupando um pouco mais em mostrar pessoas diferentes em suas propagandas. Mas ela não se engana: sabe que não é por uma questão que se resume a princípio e feminismo. "Hoje não cola mais só mostrar pessoas iguais na publicidade, as meninas reais que compram os produtos querem ver gente que nem elas. Não um padrão".