PUBLICIDADE

Topo

Beleza

Feng shui facial hidrata, afasta acne e equilibra áreas da vida

Ba-guá e óleos essenciais são usados durante a sessão de feng shui facial - Claudio Paulino/Divulgação
Ba-guá e óleos essenciais são usados durante a sessão de feng shui facial Imagem: Claudio Paulino/Divulgação

Andressa Zanandrea

Do UOL, em São Paulo

31/03/2017 04h00

Muito difundido na harmonização de ambientes, o feng shui chegou agora à clínica de estética. Incorporada a uma massagem no rosto, a técnica milenar chinesa promete mais beleza, bem-estar e saúde. Durante o tratamento, proposto pela esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira, diversos pontos da face são ativados, com o intuito de transformar as energias e restabelecer o equilíbrio corporal.

Estudiosa do assunto há mais de dez anos, Roseli oferece o tratamento em sua clínica, em São Paulo, frequentada por famosas como Mariana Ximenes e Izabel Goulart. "Temos mais de 500 pontos no nosso rosto, que reagem com os nossos órgãos e têm relação com cada área da vida", explica a esteticista. Entre as regiões trabalhadas estão têmporas (relacionamentos), testa (carreira e fortuna), maçãs do rosto (família e filhos) e queixo (envelhecimento).

Como funciona o tratamento

No começo da consulta, é aplicado no rosto o ba-guá -- "bússola" usada no feng shui --, para verificar os pontos energéticos sensibilizados, que devem ser trabalhados, de forma a estimular o organismo a se reequilibrar. Em desequilíbrio, a energia pode trazer problemas como cansaço, sensação de peso na circulação e sistema nervoso em desarmonia. Como resposta, a pele pode apresentar acne, oleosidade excessiva, desidratação, aspecto de cansaço e rugas acentuadas. "É a nossa forma de ver as coisas e de cuidar delas que vai bloquear ou desbloquear a energia Yin ou Yang e fazê-la girar em nossa vantagem ou desvantagem. Então é necessário estimular ou dispersar as energias, para reequilibrá-las", diz Roseli.

A pele é higienizada com chás mornos -- como verde, cidreira e hortelã -- e, depois, é realizada uma massagem com óleos essenciais, que ajudam a relaxar. A musculatura da pele é trabalhada e ela fica mais relaxada, macia, luminosa e hidratada. Em seguida, é aplicada uma máscara facial, geralmente de chocolate. "O cacau é considerado um alimento energético para a pele, porque absorve uma energia muito forte do sol", explica.

Em alguns casos, outros tratamentos são associados, como o feng shui abdominal e a reflexologia dos pés, de acordo com a necessidade de cada um. A especialista recomenda um pacote com dez sessões semanais, com reavaliação ao final do período. Com duração de 1h15, cada uma custa R$ 390*.

*Consulta de preço feita em março de 2017. 

Beleza