Paris Jackson e mais famosas aderem ao piercing no mamilo; tem perigo?

Dona de um visual marcante, a filha de Michael Jackson, Paris, já é referência para o estilo de muitas jovens. A última marca de seu look são piercings nos mamilos, revelados em fotos de seu Instagram há uma semana.
Segundo Fabiana Fernandes, do estúdio Gelly's Tattoo Quathrô (SP), a procura por este tipo de piercing por mulheres tem crescido nos últimos anos, por influência de artistas como Paris, Kendall e outras (quem se esquece do piercing de Janet Jackson, revelado no show do intervalo do Superbowl, em 2004, causando o maior escândalo?).
E as razões não só estéticas. “É um piercing erótico, também, pois ele é bem funcional, sexualmente”, diz ela.
Mas dói muito?
A perfuração é rápida. O que mais leva tempo é preparar e limpar a região, para evitar infecções e facilitar a cicatrização, e a escolha do modelo da joia –são muitos os disponíveis no mercado hoje em dia.
Riscos para a saúde
Segundo José Carlos Torres, médico mastologista e ginecologista oncológico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e diretor do setor de mastologia e oncologia feminina do Centro Clínico Campinas (SP), das áreas mais comuns para se colocar piercing, o mamilo é a mais arriscada (perdendo apenas para os objetos aplicados na área genital).
"Cerca de 15% das pessoas que colocam no mamilo apresentam infecções sérias. Dessas, 1% precisa ser internada para recebimento de antibiótico por via oral", afirma o médico.
Na mulher, as complicações podem causar danos permanentes. "Dependendo da maneira como aconteceu a perfuração, pode ocorrer fibrose [espécie de cicatrização deficiente] e obstruir dutos mamários, inviabilizando a amamentação no futuro", explica Torres.
O mastologista diz que, ao colocar um piercing, a pessoa tem de ficar atenta a sinais como dor persistente, vermelhidão, calor e formação de pústula (tipo de espinha) no local. Diante de qualquer um desses sintomas, a recomendação é procurar um médico com urgência.
*Com colaboração de Adriana Nogueira
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.