PUBLICIDADE

Topo

Beleza

Paris Jackson e mais famosas aderem ao piercing no mamilo; tem perigo?

Paris Jackson e a foto que revela um dos seus piercings, no mamilo - Reprodução/Instagram
Paris Jackson e a foto que revela um dos seus piercings, no mamilo Imagem: Reprodução/Instagram

Juliana Simon*

Do UOL

18/01/2017 18h10

Dona de um visual marcante, a filha de Michael Jackson, Paris, já é referência para o estilo de muitas jovens. A última marca de seu look são piercings nos mamilos, revelados em fotos de seu Instagram há uma semana.

Ao lado da irmã Kylie e com sutiã transparente, Kendall Jenner revela piercing - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Ao lado da irmã Kylie e com sutiã transparente, Kendall Jenner revela piercing
Imagem: Reprodução/Instagram
Paris, no entanto, não está só. Recentemente, outras famosas adotaram essa arte nos seios, como as tops Kendall Jenner e Bella Hadid, além da cantora Rihanna.

Segundo Fabiana Fernandes, do estúdio Gelly's Tattoo Quathrô (SP), a procura por este tipo de piercing por mulheres tem crescido nos últimos anos, por influência de artistas como Paris, Kendall e outras (quem se esquece do piercing de Janet Jackson, revelado no show do intervalo do Superbowl, em 2004, causando o maior escândalo?).

E as razões não só estéticas. “É um piercing erótico, também, pois ele é bem funcional, sexualmente”, diz ela.

Mas dói muito?

1º.jul.2015 - Rihanna dispensou o uso do sutiã para ir a um restaurante em Santa Mônica, na Califórnia (EUA), e acabou mostrando demais. Com o look ousado, a cantora deixou os seios e o piercing no mamilo em evidência  - AKM/GSI  - AKM/GSI
Rihanna também revela o adereço no mamilo
Imagem: AKM/GSI
Fabiana afirma que, em geral, é uma intervenção dolorida, sim, porém ela lembra que a isso também depende da sensibilidade de cada pessoa. A dica dela para as meninas é: não faça o piercing em datas próximas ao período menstrual, quando o local fica mais sensível.

A perfuração é rápida. O que mais leva tempo é preparar e limpar a região, para evitar infecções e facilitar a cicatrização, e a escolha do modelo da joia –são muitos os disponíveis no mercado hoje em dia.

Riscos para a saúde

Segundo José Carlos Torres, médico mastologista e ginecologista oncológico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e diretor do setor de mastologia e oncologia feminina do Centro Clínico Campinas (SP), das áreas mais comuns para se colocar piercing, o mamilo é a mais arriscada (perdendo apenas para os objetos aplicados na área genital).

"Cerca de 15% das pessoas que colocam no mamilo apresentam infecções sérias. Dessas, 1% precisa ser internada para recebimento de antibiótico por via oral", afirma o médico.

Na mulher, as complicações podem causar danos permanentes. "Dependendo da maneira como aconteceu a perfuração, pode ocorrer fibrose [espécie de cicatrização deficiente] e obstruir dutos mamários, inviabilizando a amamentação no futuro", explica Torres.

O mastologista diz que, ao colocar um piercing, a pessoa tem de ficar atenta a sinais como dor persistente, vermelhidão, calor e formação de pústula (tipo de espinha) no local. Diante de qualquer um desses sintomas, a recomendação é procurar um médico com urgência.

*Com colaboração de Adriana Nogueira

Beleza