"Pote da calma" ajuda a tranquilizar crianças em momentos de estresse
Acalmar uma criança pequena após uma situação de estresse, como briga ou queda, pode ser tarefa das mais difíceis. Mas uma técnica inspirada no método Montessori (conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado pela educadora italiana Maria Montessori), que estimula a criatividade e a autonomia infantis, promete tranquilidade em poucos minutos.
Trata-se do “pote da calma” (calming jar, em inglês), que nada mais é do que um recipiente transparente com água e glitter. Ao ser agitado, o pote cria imagens e movimentos interessantes, que prometem capturar a atenção da criança.
“O princípio é o mesmo do caleidoscópio. Na verdade, qualquer objeto capaz de chamar a atenção da criança, mudando seu foco, pode auxiliar em uma crise de agitação ou de estresse. Melhor ainda se for um objeto que propicie tranquilidade”, afirma Edimara de Lima, diretora pedagógica da Prima Escola Montessori e vice-presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia.
O método, no entanto, não faz milagres. “Cada criança irá responder de um jeito. Algumas podem não achar interessante, outras vão perder o interesse logo. Haverá aquelas que responderão melhor ao exercício. É preciso testar”, diz.
Segundo Edimara, o "pote da calma" funciona melhor com crianças de dois a cinco anos, e é importante que seja adequado ao tamanho da criança.
Como fazer o pote da calma
Materiais
1 pote de vidro ou garrafa PET transparente com tampa
2 colheres (sopa) de cola glitter da cor de sua preferência
4 colheres (chá) de purpurina da cor de sua preferência
Água morna o suficiente para encher o recipiente, deixando um espaço livre para agitar o líquido
Modo de fazer
Misture os ingredientes na garrafa, feche e agite bem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.