Topo

Internet é "prato cheio" para achar referências de unhas; conheça perfis

Izabel Oliveira

Do UOL, em São Paulo

03/09/2014 07h00Atualizada em 24/09/2014 18h18

Nos últimos anos, o modo criativo de decorar as unhas não ganhou apenas os salões de beleza, mas também status de tendência no mundo da moda. Da clássica francesinha, que surgiu na década de 70, às cores e marcas de esmaltes que viraram hits com a ajuda de personagens da TV e do cinema, a “nail art” evolui com técnicas desenvolvidas por meio de pincéis, carimbos e películas que permitem acabamentos diferenciados e que deixam as unhas em evidência.

Para impulsionar essa moda, manicures do mundo inteiro usaram a força da internet e criaram perfis famosos em redes sociais, como é o caso de Gisele Camargo, do Gi Camargo Nail Bar, em São Paulo. “O segredo é sempre trazer novos produtos e técnicas para os clientes”, diz. A cada trabalho realizado, os profissionais publicam imagens, que viram inspiração para as unhas da semana. A seguir, conheça seis perfis de especialistas em decoração de unhas que fazem sucesso na internet.

Nail art The Nail Boss - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

@thenailboss  
O norte-americano Phuong Luu possui mais de 110 mil seguidores e ficou famoso pelas unhas com padrões geométricos perfeitos. Para criar cada desenho, o profissional não mede esforços e usa de linha para pesca até cortador de alimentos como ferramenta. Phuong Luu também investe em miçangas e strass para criar acabamentos marcantes e aplica os acessórios com ajuda de cola especial para unhas. As decorações são de inspiração própria e suas clientes dão liberdade para que ele crie cada desenho. Segundo o profissional, o segredo é manter a decoração simples e clássica.

Nail art MP Nails  - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

@mpnails

A manicure norte-americana Madeline Poole, embaixadora da marca de esmaltes Sally Hansen, é especialista em criar linhas delicadas e exatas na decoração de unhas. Trabalhando com pincéis superfinos, ela ganhou fama ao participar de editoriais de moda e ao recriar quadros famosos da arte pop. Para fazer a decoração de unhas perfeita, Madeline diz que, em vez de cuidado, é preciso deixar a criação rolar solta. 


Nail art Chelsea Queen  - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

@chelseaqueen

No inicio, a decoração de unhas era apenas um hobby para a norte-americana Chelsea King. Depois, a manicure começou a postar fotos e tutoriais em seu blog e, rapidamente, publicações como Nylon Magazine e Teen Vogue passaram a convidá-la para ensinar sua arte. A profissional divide seu tempo entre a faculdade de psicologia e a busca por novas técnicas para fazer desenhos divertidos e criativos. Entre as especialidades de Chelsea estão a recriação de estampas de inspiração tropical e geométrica executadas com perfeição.

Nail art Chaklborad - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

@chalkboardnails

Uma das pioneiras na publicação de novidades sobre esmaltes e “nail art”, a blogueira Sarah Waite cria, fotografa e faz tutoriais sobre decoração de unhas desde 2011. A estampa de pele de leopardo, uma de suas favoritas, foi a inspiração para ela começar a trabalhar com essa arte e suas apostas evoluíram com a recriação de texturas, como as unhas de doce e caviar, além de esmaltes de cobertura inusitada, que imitam camurça e areia. Para ela, a base fortalecedora é um produto que não pode ser ignorado na hora de fazer as unhas, ainda mais quando se trata de experimentações com decoração.

Nail art Jin Soon - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

@jinsoonchoi

A coreana Jin Soon Choi começou sua carreira como manicure em Nova York (EUA) e passou a trabalhar para editores, fotógrafos e celebridades, como Sarah Jessica Parker. A profissional ficou conhecida por identificar tendências de estamparia e recriá-las na decoração de unhas e, em 1999, abriu seu primeiro spa especializado no tratamento de unhas e design de sobrancelhas. Nomeada “guru da unha” pela revista do jornal The New York Times, a manicure tem sua própria linha de esmaltes com texturas e acabamentos variados.

Nail Art Gi Camargo - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

@giselecamargo
No Brasil, Gi Camargo é conhecida como a manicure das celebridades. A profissional trabalhou em salões como o MG Hair e o Studio W, ambos em São Paulo, e cuidou das mãos de famosas, como Gisele Bündchen, Mariana Ximenes e Regina Duarte. Dona do próprio negócio, o Gi Camargo Nail Bar, em São Paulo, ela disponibiliza mais de 70 marcas de esmaltes para suas clientes e é especialista em técnicas de “nail art”. Entre suas decorações favoritas estão o olho grego e as unhas “ombré,” o degradê que desenvolve a partir da cutícula em direção à ponta da unha. Ao criar uma decoração, Gi não abre mão da fita adesiva. “É um truque que sempre funciona”, diz.