Topo

Máscara de morango e mais: veja 16 receitas caseiras para cuidar da beleza

Morangos são ricos em antioxidantes, ativos que atacam os radicais livres --são responsáveis por ressecamento, perda de elasticidade e formação de rugas - Thinkstock
Morangos são ricos em antioxidantes, ativos que atacam os radicais livres --são responsáveis por ressecamento, perda de elasticidade e formação de rugas Imagem: Thinkstock

Bia Bonduki

do UOL, em São Paulo

31/07/2014 07h15

Tratamentos de beleza caseiros são uma forma fácil e barata de manter os cuidados com o corpo em dia. Feitos com produtos que podem ser encontrados nos armários da cozinha ou até mesmo no gabinete do banheiro, eles envolvem combinações simples e aplicações rápidas, promovendo resultados que vão da maciez da pele ao o brilho dos cabelos e renovação celular.

No entanto, não são todos os dermatologistas que recomendam a prática, já que é necessário cautela na hora de preparar as misturas. “As pessoas tendem a dar um passo a mais nos tratamentos caseiros e é assim que elas podem acabar prejudicando a pele”, diz a dermatologista Daniela Schmidt Pimentel, de São Paulo. Ela recomenda três cuidados fundamentais:

- Escolha o melhor recipiente para preparar a mistura. Assegure-se de que ele está limpo e não possui resíduos de produtos químicos;

- Evite receitas que possam causar fotodermatose, aquelas queimaduras vindas da exposição solar após o contato com alimentos como o sumo do limão e da laranja e a folha de figo, por exemplo; e,

- Se você estiver fazendo tratamentos com ácidos do tipo retinoico, salicílico, glicólico ou ferúlico, espere até o tratamento acabar para usar estas receitas, já que os ácidos promovem uma esfoliação química que dispensa a adição de outros produtos.

O UOL Beleza levantou receitas de 16 tratamentos de beleza --indicadas por especialistas no assunto e separadas por áreas do corpo-- que podem ser feitas em casa. Foram consultados os dermatologistas Fernando Macedo (da clínica Sthetica) e Valéria Marcondes, ambos de São Paulo. Vale lembrar que soluções caseiras não dispensam a ida ao médico, caso o problema persista. Veja a seguir:

Esfoliantes para o rosto
1) Mel e açúcar cristal: misture os ingredientes e massageie levemente as áreas mais oleosas do rosto, a famosa zona T --testa, nariz e queixo.

2) Romã: o fruto é rico em substâncias antioxidantes e vitamina C, e os grãos podem ser usados para criar um esfoliante caseiro. Basta moer as sementes (em um processador ou moedor convencional) e adicionar uma xícara de chá de aveia. Adicione duas colheres de sopa de mel e misture. Aplique no rosto, massageie por alguns minutos e, por fim, enxágue.

Máscaras hidratantes
3) Abacate: rico em vitamina B e potássio, o abacate ajuda a eliminar células mortas. Bata a fruta com uma clara de ovo, duas colheres de sopa de aveia e uma colher de sopa de suco de limão. Aplique sobre a pele, deixe agir por 20 minutos e enxágue com água morna. É preferível fazer a aplicação à noite para evitar qualquer contato com a luz do sol e não manchar a pele.

Máscaras antioxidantes
4) Cranberry: misture uma xícara de cranberry, uma xícara de uvas sem semente, duas colheres de suco de limão, um pacote de gelatina sem sabor num liquidificador por cerca de 20 segundos até formar uma pasta. Em seguida, leve à geladeira por 45 minutos para endurecer. Aplique no rosto, evitando a região dos olhos. Deixe agir por 15 minutos e depois enxágue. É preferível fazer a aplicação à noite para evitar qualquer contato com a luz do sol e não manchar a pele.

5) Morangos: em um liquidificador misture uma xícara de chá de morangos, outra xícara de iogurte integral, meia de mel e um pouco de água. A consistência ficará parecida com a de um "smoothie". Aplique no rosto duas vezes por semana.

Pepino - Thinkstock - Thinkstock
Colocar rodela de pepino nos olhos diminui temporariamente a aparência das olheiras
Imagem: Thinkstock

Olheiras
6) Pepino: colocar fatias de pepino geladas nos olhos provoca uma vasoconstrição e, por conta disso, dá a impressão de que as olheiras melhoram. O efeito, no entanto, é apenas temporário.

7) Chá-verde: após tomar o chá, leve os saquinhos à geladeira e aplique-os sobre os olhos por 15 minutos, para corrigir inchaços na região.

Para vermelhidão no rosto
8) Camomila: a planta contém óleos voláteis e essenciais que agem como agentes anti-inflamatórios e antioxidantes que acalmam a pele, reduzindo a vermelhidão, além de restaurarem os níveis corporais de pH, de modo a estimular a cicatrização do tecido. Embeba de duas a quatro bolas de algodão em chá de camomila frio e aplique nas áreas afetadas. Evite esfregar, pois isso irá irritar a pele e deixá-la ainda mais vermelha. Ainda melhor é fazer compressas com gaze fria embebida no chá. Deixe o chá secar naturalmente no rosto.

Efeito lifting
9) Clara de ovo: este ingrediente pode causar um efeito lifiting momentâneo, dando uma sensação de estiramento da pele e melhorando dos poros. Bata a clara de um ovo em neve e acrescente uma colher das de sopa de amido de milho; mexa até ficar homogêneo e aplique no rosto de duas a três vezes por semana, deixando agir por 15 minutos.

Para combater a celulite
10) Óleo de semente de uva: misture 100 ml de óleo de semente de uva, três gotas de óleo essencial de alecrim e três gotas de óleo essencial de lavanda. Aplique a combinação na área a ser tratada, fazendo uma massagem circular. Potencialize a massagem batendo com a mão em concha nas partes afetadas. Faça diariamente.

Para clarear joelhos e cotovelos
11) Óleo de amêndoa: misture óleo de amêndoa com bicarbonato de sódio até formar uma pasta grossa e aplique nos joelhos e nos cotovelos. Deixe agir por três minutos e enxágue. Repita toda semana.

Verrugas
12) Casca de banana: esfregue, diariamente, uma casca de banana na verruga por cerca de um minuto. O desgaste se dá pelo excesso de ácido tânico contido na fruta.

13) Coroa-de-cristo: na planta espinhosa que adorna jardins de casas é possível encontrar uma substância que reduz as verrugas. Ao quebrar o caule, a seiva leitosa que sai dele é capaz de eliminar uma verruga com até mais potência que a casca da banana.

Pés
14) Óleo essencial de alecrim: misture duas colheres de sopa de óleo de canola com duas colheres de sopa de areia de praia. Acrescente cinco gotas de óleo essencial de alecrim e mexa até formar uma pasta. Aplique com massagem e lave com água morna.

Axilas
15) Leite de magnésia: aplicar leite de magnésia nas axilas faz com que o pH da região seja alterado, minimizando possíveis odores. Após o banho e antes de dormir, basta passar um algodão embebido na solução. Se os odores persistirem, é recomendável procurar um médico.

Cabelos
16) Óleo mineral no tratamento da caspa seca: por volta de 15 minutos antes de lavar os cabelos, aplique o óleo mineral nas crostas do couro cabeludo e massageie. Lave, em seguida, com o xampu de sua preferência.