"Você compra uma camiseta por R$ 20 e um ingresso de cinema", diz ministra
Em meio à polêmica sobre a Lei Rouanet dar incentivos a estilistas de moda, a minista da Cultura, Marta Suplicy, visitou o São Paulo Fashion Week para o desfile masculino do estilista Alexandre Herchcovitch, um dos contemplados pela lei, na noite desta sexta-feira (1º).
Segundo a ministra, o que espantou imprensa e população foi compreender que moda também é cultura. “Não podemos achar que ópera é melhor do que música popular. Temos de abranger tudo”, disse ela.
Questionada sobre o acesso que a população tem a cinemas ou teatros em comparação à moda, Marta Suplicy disse que há, sim, a contrapartida para a população, como o acesso virtual às apresentações.
O acesso ao consumo de moda, segundo ela, é justificado pela equivalência entre o preço de uma camiseta e o de um ingresso para o cinema. O custo para consumir os diferentes tipos de cultura seria o mesmo. “Você compra uma camiseta por R$ 20 e um ingresso de cinema também”, afirmou. Segundo a ministra, o acesso vai além do consumo, e a população tem informação de moda.
Ao comprar uma peça de roupa, explicou, os brasileiros sabem ver que aquilo faz parte de uma cadeia com origem nas passarelas e identifica de onde veio a proposta. "As pessoas tem acesso a tudo. Elas veem novela, que lançam moda", afirmou.
4 eixos
Durante a conversa breve com a imprensa, Marta explicou que o ministério está trabalhando a moda em quatro eixos: internacionalização, preservação de acervo, tradição e formação de estilistas.
O valor oferecido pela Lei não é fixo e "varia de acordo com o projeto", disse sem exemplificar.
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