Topo

No Brasil, Karl Lagerfeld mantém imagem de durão até em "pancadão"

29.Out.2013 - O estilista Karl Lagerfeld na festa de abertura da exposição da Chanel na Oca, em São Paulo - Fernanda Schimidt/UOL
29.Out.2013 - O estilista Karl Lagerfeld na festa de abertura da exposição da Chanel na Oca, em São Paulo Imagem: Fernanda Schimidt/UOL

Fernanda Schimidt

Do UOL, em São Paulo

30/10/2013 11h14

O combo imagem e personalidade de Karl Lagerfeld é quase tão famoso quanto suas criações. Opinões fortes e muitas vezes polêmicas, o cabelo branco em um rabo-de-cavalo e os inseparáveis óculos escuros e luvas de couro ajudam a construir um personagem até mítico da moda internacional e convidado mais aguardado para a inauguração da exposição "The Little Black Jacket", na noite desta terça-feira (29)

A mostra, em cartaz para o público de 31 de outubro a 1º de dezembro na Oca do Parque Ibirapuera, em São Paulo, reúne fotos tiradas pelo próprio Lagerfeld de mulheres e alguns poucos homens vestindo o clássico casaco de tweed da Chanel.

O coquetel aconteceu no próprio espaço da exposição, que ocupa três andares do prédio no Parque do Ibirapuera. No subsolo, foi montada uma pista, dois camarotes e um pequeno palco, onde se apresentaram M.I.A e 2 Many DJs, que tocaram um misto de pancadão, eletrônico e hip hop.

A festa era da moda. Nada de celebridades. As famosas que marcaram presença tinham alguma relação com a marca, como a atriz Laura Neiva, que veste criações de Lagerfeld e foi uma das fotografadas para "The Little Black Jacket".

O convidado (ou seria anfitrião?) especial chegou pouco depois das 22h, cercado de seguranças e flashes de fotógrafos e celulares. Sem passear pela exposição ou parar para os fotógrafos, ele se dirigiu logo para um dos camarotes, à esquerda do palco -- cantinho reservado às estrelas internacionais e outros VIPs, como as tops Carol Trentini, acompanhada do marido, o fotógrafo Fabio Bartelt, Izabel Goulart, Isabeli Fontana.

O time international contava com Carine Roitfeld, ex-editora da chefe da "Vogue Paris" e parceira de Lagerfeld na exposição, a produtora musical Caroline de Maigret, a modelo Alice Dellal e o casal de atores Diane Kruger e Joshua Jackson. A atriz Uma Thurman, que veio a São Paulo a convite da Chanel, não pôde comparecer por problemas pessoais.

Caroline era quem mais parecia aproveitar a festa, dançando, levantando as mãos apenas com os dedos em indicador e mínimo para cima, do tipo "rock 'n' roll", e se arriscando em uma breve passada pela "pista comum". Alice, que é meio brasileira e sobrinha da estilista Patrícia Viera, registrava tudo e todos à sua volta com uma câmera fotográfica.

  • Fernanda Schimidt/UOL

    29.Out.2013 - Da esquerda para a direita, Sébastien Jondeau, Carine Roitfeld e Karl Lagerfeld na festa de inauguração da exposição "The Little Black Jacket", em São Paulo

Já o estilista da Chanel mantinha a pose de durão e pouco impressionado. Assistiu à apresentação de M.I.A., acompanhada apenas por DJ e uma dançarina, praticamente imóvel com os braços apoiados na grade que delimitava seu camarote. Vez ou outra, virava-se para falar com Carine ou Sébastien Jondeau, seu segurança, assistente e muso. A expressão, um pouco escondida por conta dos óculos escuros, não mudou nem quando a cantora chamou quem quisesse para subir ao palco em sua última música, o hit "Bad Girls".

Diane Kruger e Joshua Jackson chegaram por último e mantiveram distância da área próxima à pista. Ele, de camisa branca e sem gravata, dançava em pé sempre com um copo na mão, enquanto Diane alternava-se entre um sofá e alguns pulos durante o set dos belgas 2 Many DJs.

Em pouco tempo e aos poucos, a trupe vinda especialmente para o evento deixou sua área reservada, deixando a festa para os demais convidados, que saíram de lá com pôsters da exposição de presente -- cada um tinha direito a escolher três fotos, entre Laura Neiva, Alice Dellal, Carine Roitfeld e Diane Kruger.