Topo

Site explora o estilo das mulheres iranianas nas ruas de Teerã

O site "The Tehran Times" retrata o estilo das mulheres iranianas pelas ruas de Teerã - Reprodução
O site "The Tehran Times" retrata o estilo das mulheres iranianas pelas ruas de Teerã Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

26/09/2013 17h46

Há um ano as mulheres iranianas ganhavam sua representação virtual como protagonistas do mundo da moda com o lançamento do site “The Tehran Times”, primeiro espaço voltado para a Moda da Rua do país muçulmano.

Criado pelo estilista Araz Fazaeli, o site reúne fotos de mulheres que aceitam o desafio de unir estilo apurado a um código rígido de vestimenta – o governo exige que as mulheres cubram seus cabelos e não revelem as curvas do corpo.

O que poderia facilmente cair para peças numa modelagem “saco de batata”, ganha personalidade com a escolha de estampas, sobreposições e, principalmente, acessórios.

Em entrevista ao norte-americano “Atlantic Post”, de Washington, Fazaeli e seu sócio reconheceram que as mulheres retratadas são minoria em Teerã. Nas fotos, elas vestem grifes cobiçadas como Burberry, Céline, Chanel, Dior, Givenchy, Prada e Saint Laurent, e muitas vezes não mostram o rosto.

Cada postagem no site traz o look completo e alguns detalhes que se destacam na produção, como bolsas e sapatos. Entre os acessórios, são frequentes os relógios, pulseiras e iPhones em mãos.

O perfil do “Tehran Times” no Instagram soma 510 posts e mais de nove mil seguidores. Com a popularidade, o site passou a receber (e pedir) também imagens de leitoras.