Topo

Camiseta estampada é um clássico do guarda-roupa masculino; veja dicas

Camisetas "engraçadinhas" estão na moda mas devem ser usadas com cautela e apenas em ambientes muito informais - Divulgação
Camisetas "engraçadinhas" estão na moda mas devem ser usadas com cautela e apenas em ambientes muito informais Imagem: Divulgação

Ricardo Oliveros

Do UOL, em São Paulo

03/09/2013 06h53

Nos desfiles masculinos internacionais de Verão 2014  a camiseta foi um dos maiores destaques. Uma das peças mais clássicas e democráticas do guarda-roupa se renova através de estampas, desenhos e frases. A oferta é grande e ainda há a possibilidade de criar modelos personalizados em empresas especializadas.

Um clássico com 100 anos de história
 
Em seu livro "Moda Ilustrada de A a Z",  Regina Castellani relata que o primeiro modelo de camiseta de que se tem notícia é a regata, com decote U e sem mangas, usada originalmente para competição de barcos de pequeno porte. Depois, foi adotada como roupa íntima, no século 19, pelos homens.
 
Já a camiseta com mangas, batizada em inglês de "t-shirt", por causa do seu formato em T, começou a ser empregada na Primeira Guerra Mundial embaixo dos uniformes militares. Foi somente nos anos 1950 que ela começou sua "carreira solo" e deixou de ser um uniforme de trabalhadores braçais. 
 
Nos anos 1960, ela não apenas se tornou unissex, como também virou um modo de contestação política, usada pelos "hippies" e pelo movimento pacifista contra a Guerra do Vietnã, tendo as frases "Paz e Amor", "Faça Amor, Não Faça Guerra" estampadas e que se estendeu pela década de 1970, através dos "punks", que usavam a peça rasgada, furada e com alfinetes. 
 
A história mudou de figura quando os "yuppies", jovens bem-sucedidos financeiramente, conquistaram posição de destaque no cenário dos anos 1980 e incluíram camisetas com logotipos de marcas famosas no seu modo de vista ostentatório. Nos anos seguintes, o "grunge", movimento musical nascido em Seattle, nos EUA, universaliza a dupla camisa xadrez com camiseta "podrinha" sem mensagens de cunho político ou econômico.  
 
Saiba quais são as apostas para a próxima estação
 
O inverno está no final, as marcas já mostram seus lançamentos para o Verão e as camisetas com temas como o retrô, tropical, caveiras, frases e ilustrações são as que prometem fazer sucesso.
 
Imagens antigas fazem parte do tema retrô e não são novidade, mas os efeitos de lavanderia que dão aparência desgastada ou manchada, fazendo com que as camisetas fiquem parecendo com cara de usadas, é uma das tendências mais fortes nesta área. 
 
Não tem como escapar das imagens de praia, coqueiros, mulheres de biquíni, surf, paraísos tropicais, já que são clássicos das camisetas de verão. O Stand Up (SUP), esporte com pranchão usado com remo, já começa a aparecer nas estampas.
 
As caveiras voltaram à moda através de acessórios, há cerca de três anos, e continuam em alta como estampa. O estilista britânico Alexander McQueen, morto em 2010, e o brasileiro Alexandre Herchcovitch fizeram desta imagem suas marcas registradas. 
 
A famosa frase "Keep calm and..." (Mantenha a calma e...) saiu do Facebook e ganhou seu espaço na vida real. A frase se tornou um meme na internet em 2000, quando um casal achou os antigos pôsteres com a frase "Keep calm and carry on" (Mantenha a calma e siga em frente) no fundo de uma caixa de livros velhos que eles haviam comprado em uma pequena livraria, a Barter Books. O casal resolveu fazer cópias e vender os cartazes. O pôster fazia parte de uma campanha do Ministério de Informação britânico na Segunda Guerra Mundial.  O "keep calm" seria usado no caso da Alemanha invadir a Inglaterra; como isso nunca aconteceu, o cartaz  também nunca veio a público. Mas a partir de 2007 a frase ganhou o mundo digital com variações.  
 
Camisetas "engraçadinhas" relacionadas com imagens e frases de memes, de bebida, sexo, trocadilhos com personagens históricos ou de ficção são bem comuns, mas devem ser usadas com cuidado, porque o humor é uma faca de dois gumes, ou seja, ao mesmo tempo em que podem atrair as pessoas, podem afasta-las ou até mesmo criar problemas. Use com moderação e apenas em ambientes muito informais. 
 
Desenhos, ilustrações, imagens manipuladas por designers gráficos, também sempre fizeram sucesso em camisetas. As inspirações são bem variadas e podem vir de objetos cotidianos, cenas urbanas, personagens. 
 
Quer estampar sua própria camiseta?
 
Se antes, para ter uma camiseta exclusiva, era preciso pintar a mão ou bater uma tela de silk, hoje existem processos de impressão digital que tornam o serviço de personalização mais fácil.
 
Várias empresas comercializam esse tipo de impressão pela internet, com instruções fáceis de serem seguidas. Basta escolher uma imagem em alta resolução, carregá-la para o site e escolher a cor da camiseta. Alguns locais permitem acrescentar frases e ainda escolher estampar também estampar as mangas.