Homens movimentam-se a favor da saia; aprenda a usar
A saia masculina está na moda, pelo menos para os alunos de Direito da USP, para os estudantes do tradicional colégio Bandeirantes de São Paulo e até mesmo para os maquinistas de trem da Suécia. Estas manifestações trouxeram a questão de gênero para a moda e mostram que mesmo o assunto sendo tão antigo quanto a própria humanidade, ainda é capaz de mover calorosos debates. E você tem coragem de usar saia?
“Eu não teria peito, embora este cronista possua pernas bem torneadas pelo passado futebolístico de um autêntico camisa 10 - risos inevitáveis aqui até da patroa. Não teria coragem na condição de macho-jurubeba, mas defendo até o último fio de tecido o direito de cada um usar a peça que deseje”, declarou o jornalista Xico Sá em seu blog da Folha de S. Paulo , lembrando que Flavio de Carvalho atravessou o centro de São Paulo com saiote em 1956.
Na verdade, o homem usou saia e túnica da Antiguidade até a Revolução Francesa, no final do século 18, quando a burguesia trouxe uma maneira mais sóbria de vestir para os homens. Os excessos vistos no período anterior, com muitos bordados, corpetes, perucas e tecidos muito trabalhados, foram deixados de lado. As influências vinham da vida inglesa no campo, que atingiu a vestimenta masculina no sentido de sobriedade. Eles passaram a usar casacos de caça ingleses, botas e calças cada vez mais parecidas com as de hoje. Ou seja, se comparado com toda a história da vestimenta, a calça é um fato bem recente.
Todavia temos de lembrar que a moda também passa pelas convenções sociais. Para que a saia masculina seja aceita, é preciso que um grande número de homens passe a usá-la, como acontece com os “kilts” (saias pregueadas feitas em lã xadrez) escoceses ou os “dhoti” (pano enrolado no corpo) indianos.
Na moda, desde 1980 a saia frequenta as passarelas masculinas, tendo como um dos seus mais fortes defensores o estilista francês Jean-Paul Gaultier, que também patrocinou a exposição “Men in Skirts” (Homens de Saias), que fez sua estreia no parisiense Victoria and Albert Museum, em 2002, e seguiu para o nova-iorquino Metropolitan Museum of Art. A ideia da exposição foi explorar como os vários grupos e indivíduos (a partir dos hippies, passando pelas estrelas pop e pelos designers de moda) têm promovido a ideia de homens vestindo saias como "o futuro da moda masculina".
Outro evento que difunde o uso da saia masculina é o “Dressed to Kilt” (um trocadilho com a expressão “dress to kill” – vestida para matar, no sentido de muito bem vestida e de forma sexy). Promovido pelo ator Sean Connery, o desfile coletivo junta um punhado de amigos e estilistas para reforçar a ideia da clássica saia escocesa, e ainda tem cunho beneficente para veteranos de guerra pelo mundo.
Para homens que querem arriscar o uso da saia
O estilista João Pimenta fez sua estreia na Casa de Criadores, evento dedicado a estilistas novatos e trabalhos experimentais, em 2005. Seus desfiles estiveram entre os melhores, de acordo com a crítica especializada. Em 2010, foi convidado a integrar o São Paulo Fashion Week, maior evento de moda do Brasil e onde desfile até hoje.
Em suas coleções, Pimenta discute a questão de gênero, procurando incluir códigos da vestimenta feminina em suas coleções masculinas. A pedido da coluna Hora H, ele dá dez dicas para homens que querem usar saias.
1. Buscar uma saia que tenha cor escura, como preto, cinza ou azul marinho;
2. O melhor comprimento para a saia masculina é até o joelho;
3. Procure saia com tecidos de alfaiataria masculinos;
4. O melhor é escolher modelos sem volume;
5. Dá para usar saia com calça do mesmo tecido por baixo;
6. Combine com sapato pesado, como coturno;
7. Você pode usar paletó, camisa e gravata com a saia;
8. Dá para combinar com camiseta de bandas e camisa de flanela, no melhor estilo roqueiro;
9. Use saia pensada para o homem, feita a partir da modelagem da calça.
10. Para quem vai usar pela primeira vez, o modelo kilt (saia tradicional escocesa) é o ideal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.