Topo

Biquínis com modelagem "retrô" ganham força na passarela; será que a moda pega?

Biquínis com modelagem "retrô" nas passarelas da Salinas (esq.) e Blue Man (dir.) durante o Fashion Rio Verão 2013 - Alexandre Schneider/UOL
Biquínis com modelagem "retrô" nas passarelas da Salinas (esq.) e Blue Man (dir.) durante o Fashion Rio Verão 2013 Imagem: Alexandre Schneider/UOL

Fabíola Ortiz

Do UOL, no Rio

24/05/2012 07h10

A volta do estilo retrô de biquínis com modelagens maiores aponta para uma das tendências de moda praia do próximo verão. Nas passarelas, Blue Man, Cia. Marítima e Salinas já apresentaram alguns modelos com calcinhas maiores que causam controvérsia por esconder “demais”. O UOL conversou com atrizes, modelos e estilistas para saber se este estilo vai realmente chegar às areias.

  • AgNews

    Luana Piovani revela que está mais adepta de biquínis maiores desde que teve seu primeiro filho, mas modelagem "não precisa ser gigante", diz

“Não gosto de fio dental, mas também não precisa ser gigante”, diz Luana Piovani. “Acabei de comprar vários biquínis maiores embaixo, sempre achei bonito, mas não usava muito. Agora com essa coisa 'mãe' eu quero ter algumas opções quando eu acordar e quiser usar uma coisinha maior, mais vestidinha”, conta a atriz que esteve entre as convidadas do desfile da Salinas, nesta quarta-feira (23).

“Eu era louca para colocar as carnes de fora mesmo, agora quero dar uma comportada”, brincou Luana que recentemente deu à luz seu primeiro filho e reconhece que seu estilo de se vestir pode mudar um pouco, mas sem deixar de usar seu “shortinho jeans”.

Já a atriz Camila Rodrigues, que esteve no elenco da novela "Rei Davi" da Record, afirma que apesar de não curtir biquíni alto, sempre foi adepta de um biquíni com uma modelagem maior. “Fica mais chique um biquíni maior. Não me sentiria bem na praia o tempo inteiro de fio dental. Em cima, como não tenho muito peito, gosto de tomara-que-caia, que valoriza”, explica Camila.

Mas, e a marquinha?
A top Aline Weber, 23, que desfila na semana de moda carioca, já compra biquínis maiores há quatro anos e diz não se importar com a marquinha. “Nunca gostei de biquíni muito pequenininho, não fico confortável, mas também não gosto da versão americana. Em cima prefiro um top sem alcinha, procuro mais o tomara-que-caia”, disse.

Outra modelo que admite ser adepta da tendência é Ana Claudia Michels, 30. “Acho lindo, deixa o corpo da mulher mais bonito e fica mais chique para ir à praia. Como eu sou modelo, não posso usar quando o sol está a pino, é mais para usar às cinco da tarde com uma saia e um casaquinho por cima”, recomenda.

Calcinha maior vai bem com top cortininha

  • Alexandre Schneider/UOL

    Biquíni com cintura bem alta e modelagem ampla combinado com top cortininha no desfile da Cia. Marítima

Segundo Marcela Sant’Anna, estilista que faz dupla com Patrizia Simonelli na Cia. Marítima, a modelagem maior é uma opção moderna e chique que cai bem com tops do tipo cortininha. “Essa imagem retrô é moderna e a gente dosa com recorte e uma costura diferenciada”.

O importante, para Marcela, é a mulher se vestir conforme a sua personalidade. “A mulher só fica confiante com  a modelagem que acha confortável”, acredita. Ela ainda reforça que o estilo retrô de modelagens maiores equilibra entre o fio dental e estilo americano, mais exagerado. “Esse retorno vem superforte, todo mundo adora, mulheres jovens e de todas as idades. Eu particularmente adoro e uso já há cinco anos”, contou.

A dica é usar uma modelagem maior em uma situação mais comportada na qual a mulher está num “momento que precisa de conforto e mais segurança”, explica Marcela.

Estampas
A estilista da grife Salinas, Jacqueline de Biase, é uma defensora desta tendência retrô pela “liberdade de escolha, em primeiro lugar”. Ela admite que a procura por modelos maiores tem sido grande e que não há mais este preconceito.

“Para biquínis menores, estampas maiores. Já biquínis maiores não pedem estampas grandes. Quanto mais jovens, maior elas querem o biquíni”, destacou Jacqueline que alertou: “tem que tomar cuidado quando o biquíni for maior, não pode apertar muito porque dá volume”.