Maquiador ensina "cobaia" a perder o medo do delineador; veja vídeo
É difícil encontrar uma mulher que não tenha (ou já teve) medo de passar delineador. No entanto, as qualidades do produto justificam a vontade de dominar a arte de usá-lo: deixa os olhos marcados, abre o olhar, dá uma cara nova para o dia a dia e, quando ganha aquela puxadinha lateral no estilo gata, remete ao glamour de décadas passadas. Além disso, o produto é uma tendência forte desde que foi adotado por cantoras como Adele e a saudosa Amy Winehouse. Mas o delineador tem um forte ponto negativo: é difícil de usar.
Fim dos erros e borrões
Num primeiro momento, não se preocupe com o acabamento do traçado. Apenas faça o desenho firme e próximo à raiz dos cílios |
Na parte interna dos olhos, tente fazer o traçado mais fino e vá engrossando conforme direciona o pincel para parte de fora dos olhos |
Se for puxar o "rabinho" no delineador, ao estilo da década de 60, sempre o faça olhando para frente e levando o pincel para cima |
Quanto mais fino o pincel chanfrado, mais fácil é o seu manuseio |
Erros podem acontecer. Por isso, é sempre bom ter um cotone para apagar os traços borrados |
Não tenha pressa. E quando estiver sem fazer nada em casa, exercite o processo |
Para tentar um novo olhar sobre como usar o produto e perder o medo, convidamos o maquiador Roosevelt Vanini, do salão CKamura de São Paulo, para um teste. Ele ensinou a repórter Maria Eugênia Tomazini a usar o delineador e aplicou o produto em um dos olhos dela. Na sequência, nossa "cobaia" aplicou as dicas do maquiador para reproduzir o make no outro olho.
Para a experiência, foram usados três diferentes tipos de delineador: em forma de caneta, pincel duro e a versão creme, aplicada com pincel.
Antes de partir para o resultado, vai a dica de ouro do profissional: "Ao passar o delineador, não estique os olhos deixando-os deformados. Segure a lateral do olho levemente e levante as sobrancelhas como se estivesse fazendo cara de susto". E se em algum momento você se pegar fazendo careta na frente do espelho, saiba que há algo errado. Segundo o maquiador, as caretas são grandes inimigas do delineador porque elas criam rugas que não existem no rosto e que desaparecem quando ele está relaxado, deixando para trás falhas e borrões.
O resultado da nossa experiência você vê no vídeo abaixo.
E qual o veredicto de nossa repórter sobre os três produtos?
Caneta, quase como fazer um desenho
Para a repórter, esta é a versão de delineador mais indicada para principiantes. Como as pessoas já estão acostumadas a usar caneta para escrever, são familiares com seu movimento e têm menos medo de tremer. "De fato, achei o mais fácil de usar", diz a nossa repórter.
Líquido
O segredo deste tipo é tirar o excesso do produto da ponta do pincel nas costas da mão: basta encostá-lo e todo excesso sai. Dessa forma, o processo fica muito parecido com uma caneta e será mais fácil de usar. "Os novos produtos líquidos tem a secagem super-rápida e a mulher não precisa ter medo de borrar ao abrir os olhos", garante o especialista. "A dica de tirar o excesso do produto é ótima e facilita muito a aplicação com o pincel", diz Maria Eugênia.
Creme
"Só de pensar que é preciso usar pincel para aplicar o delineador cremoso, confesso que já tenho medo de desistir", diz a repórter. Entretanto, ela reconhece as vantages deste produto. "Ele tem o melhor acabamento", diz.. O maquiador Vanini explica que o ideal é usá-lo com um pincel chanfrado, aquele que tem cerdas durinhas cortadas na diagonal. Depois, as regras são as mesmas. "Assim como o líquido, quando aplicar o pincel chanfrado no delineador, retire o excesso para evitar borrões no rosto", explica o especialista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.